Operação destrói 18 máquinas usadas em áreas de garimpo ilegal em Parauapebas

 
Crédito: Reprodução/Redes Sociais

A operação Contenção da Polícia Federal (PF), promovida entre os dia 13 e 19 de abril, deflagrada para combater o garimpo ilegal no interior do Pará e entorno das unidades de conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), apreendeu 18 cavas de extração ilegal de cobre, mais de 400 bananas de dinamite e diversos equipamentos próprios para logística de extração.

Estes materiais foram encontrados na Vila Nova Jerusalém e Vila Planalto, no município de Canaã dos Carajás e na Zona de Conservação do Parque Nacional dos Campos Ferruginosos. Na ocasião, os garimpeiros chegaram a protestar por causa da paralisação das atividades ilegais, queimando pneus na entrada de acesso ao garimpo da região.

Já em Parauapebas, o garimpo tem descaracterizado uma afluente do rio que dá nome à cidade. Na cidade, foram destruídos diversos motores geradores, acampamentos e maquinários próprios para extração ilegal de ouro.

Ainda em Parauapebas, na unidade de conservação de Carajás, a operação encontrou um grande garimpo de ouro, com intensa destruição de áreas preservadas e uso de mercúrio, às margens do rio Azul.

Ninguém foi preso durante a operação. Os órgãos de fiscalização seguem na identificação de outros suspeitos.

Fonte Roma News 

0 Comentários