Feriado de Tiradentes terá chuvas leves e céu nublado em várias regiões do Pará

Crédito: Bruno Cecim / Agência Pará

A previsão do tempo para o feriado de Tiradentes, nesta quinta-feira, 21, e próximo final de semana, é de muita instabilidade, com chuvas leves a moderadas e céu nublado em algumas regiões do Pará. A previsão é do boletim climático divulgado pelo Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

Apesar da grande instabilidade, a Região Metropolitana de Belém terá tempo estável pela manhã, com céu nublado a parcialmente nublado, aumento da nebulosidade e previsão de chuva leve com trovoadas isoladas, entre o período da tarde e início da noite de quinta-feira. Para a região Nordeste segue a mesma previsão de predominância de céu nublado, com chuva leve acompanhada de trovoadas em áreas isoladas.

Outras regiões do estado

Ainda na quinta-feira, há previsão de variação do tempo entre nublado a encoberto na região Sudeste, com indicativo de chuva leve em qualquer momento do dia, especialmente nos municípios da porção centro da região, como Marabá e Parauapebas. Já na região Sudoeste, a expectativa é de chuvas moderadas durante a madrugada e manhã, nos municípios da porção norte da região, em Aveiro e Rurópolis, por exemplo. Nos demais municípios da área a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado, com chuva leve entre o período da tarde e noite.

O boletim climático indica ainda a tendência para o feriado de quinta-feira de céu nublado a encoberto, com eventos de chuvas leves a moderadas, acompanhadas de trovoadas em áreas isoladas do Baixo Amazonas e Calha Norte. Também há previsão de chuva para madrugada e manhã de sexta-feira, 22, nessas regiões. Na faixa litorânea do Arquipélago do Marajó, a expectativa é de tempo nublado e chuva leve a moderada entre os períodos da tarde e noite, principalmente.

As temperaturas mínimas vão alcançar desde 22°C na região Sudeste até 24ºC na faixa norte, desde a RMB até o Baixo Amazonas, com máximas em torno de 32°C a 33°C durante o feriado prolongado.

Saulo Carvalho, coordenador do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da Semas, explica a instabilidade climática dos próximos dias. "Acontece em decorrência da presença da Zona de Convergência Intertropical, além de um grande fluxo de umidade, que é encontrado praticamente em todas as regiões do Pará, exceto na região Sudeste", diz o coordenador.

Fim de semana

Sábado e domingo serão de tempo instável na RMB, com muitas nuvens ao longo do dia e chuva leve a moderada, podendo ser acompanhada de trovoadas isoladas entre os períodos da tarde e noite. O nordeste paraense também apresenta tendência de tempo instável no final de semana, variando entre nublado a encoberto no decorrer do dia, e com a mesma previsão de chuvas fracas a moderadas.

No Sudeste e Sudoeste há a mesma previsão de tempo nublado a parcialmente nublado, com momentos de céu encoberto e previsão de chuva leve entre os períodos da tarde e noite.

Para o Baixo Amazonas e Calha Norte, no Oeste do Pará, a previsão para o fim de semana segue com características parecidas ao restante do Estado, com céu parcialmente nublado pelas manhãs e aumento da nebulosidade e possibilidade de chuvas leves no decorrer da tarde e noite.

No Marajó, o sábado apresentará condições de tempo parcialmente nublado, enquanto no domingo haverá predominância de céu com muitas nuvens ao longo do dia. A previsão é de chuva leve entre a tarde e noite.

Fonte: Agência Pará.

0 Comentários