Especialistas do HMS refletem sobre a importância da prevenção no Dia Mundial da Saúde

Este ano, a Organização Mundial da Saúde dedicou o Dia Mundial da Saúde ao tema: “O nosso planeta, a nossa saúde”.
Nesta quinta-feira, 7, o mundo comemora o Dia Mundial da Saúde. Na data, que promove a conscientização sobre necessidades relacionadas à qualidade de vida e reforça a importância da elaboração de políticas públicas voltadas à segurança e bem-estar da população, especialista do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) falam sobre a importância de prevenir doenças, como manter hábitos alimentares saudáveis e prática de atividade física.

O clínico geral Ruy Lanhellas tem mais de 40 anos de experiência médica e atua no HMS há cerca de 3 anos, para ele, cada vez as pessoas vêm adquirindo doenças evitáveis. “Essa questão da saúde está relacionada à questão social. Quem se alimenta adoece pouco, quem se alimenta mal adoece mais”, enfatizou.

O especialista também deu uma dica importante para quem quer começar ou manter qualidade de vida. Segundo o Dr., comer ovo no café da manhã, beber bastante água e evitar o excesso do uso do celular podem ser valiosos nesse processo de obter uma boa saúde ao longo da vida.
Em 1946, a OMS definiu a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença”.

Para o cirurgião geral, Dr. Vinicius Savino procurar ter qualidade de vida deve estar relacionado diretamente aos cuidados diários com si mesmo. “Procure ter pausas durante o dia, mesmo que curtas, uma rotina agitada traz malefícios. A vida no automático de forma não saudável é muito prejudicial e pode levar a doenças como diabetes, hipertensão, cálculos renais, e até o câncer. Chegue a conclusão que o bem mais valioso é o seu corpo e sua mente”, enfatizou.

No ano de 2021, o HMS atendeu 64.596 pacientes, o que equivale a cerca de 170 pessoas por dia. De janeiro até março deste ano a Unidade realizou 16.098 atendimentos, chegando a um parâmetro de aproximadamente 180 pessoas a cada dia. A probabilidade é que 35% desse número de pacientes tiveram doenças que poderiam ter sido evitadas.

“Antes de precisar entrar em uma sala de cirurgia, vir para a urgência e emergência procure prevenir. Esse é o melhor remédio, procure o médico regularmente, mantenha os exames em dia. A população precisa entender o apoio dos locais especializados desde o início da doença. Pois se é descoberto na fase inicial, tem grandes chances de evitar patologias crônicas”, finalizou o cirurgião Alberto Tolentino Neto.

Tema do dia
Este ano, a Organização Mundial da Saúde dedicou o Dia Mundial da Saúde ao tema: “O nosso planeta, a nossa saúde”, com enfoque nas ações necessárias para manter as pessoas e o planeta saudáveis e na promoção das sociedades focadas no bem-estar.

Portal do Carpê com informações Agência Santarém 

0 Comentários