Capacitação para gestores e agentes municipais de trânsito é ofertada em Santarém

Temas como prevenção de acidentes, acessibilidade, mobilidade urbana e qualidade de vida estão sendo debatidos.
Temas como prevenção de acidentes, acessibilidade, mobilidade urbana e qualidade de vida estão sendo debatidos.

Iniciou nesta segunda-feira, 25, o curso de capacitação para gestores e agentes municipais de trânsito do Oeste do Pará. O curso é fruto de uma parceria entre o Departamento de Trânsito do Pará (Detran – PA) e a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito.

A formação visa integrar Estado e Municípios do Oeste do Pará, discutindo e planejando estratégias que melhorem projetos, operações, fiscalizações, engenharia e educação de trânsito, em toda a região.

Para Hermes Bessa, Procurador, consultor e assessor para o trânsito do município de Jacareacanga,essa foi uma grande oportunidade de aprendizado.

"O instrutor do Detran repassou as principais alterações que sofreu o código de trânsito, duas alterações significativas, através das Leis 14.071/2020 e 14.229/2021. Sem contar as experiências que os municípios também colocaram na aula de hoje, vários municípios participando, onde a maioria dos gestores ainda não tinha esse conhecimento.”, destacou.
No Brasil, o número de pessoas que morrem no trânsito é alarmante, mas Santarém segue na contramão dos dados e desde 2020 apresenta baixa no número de óbitos.

Em 2020, foram contabilizadas 17 pessoas vítimas de trânsito. Em 2021, 10 pessoas morreram por acidente. E até março deste ano, 3 óbitos foram registrados. Para Bento Gouveia, diretor técnico do Detran - PA, são esses dados, e a busca por um trânsito seguro, que motivam a realização desta capacitação.

"Esta capacitação fará com que gestores e agentes de Santarém e toda a região possam proporcionar à população um trânsito mais seguro, com organização e com redução no número de mortes.”, disse.
De acordo com o secretário Paulo Jesus, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dá aos municípios a responsabilidade de todas as questões relacionadas aos pedestres, circulação, estacionamento, parada de veículos e sinalização, por isso, esse tipo de capacitação vem somar com as políticas já desenvolvidas pela SMT, atendendo de forma direta as necessidades da comunidade.

“Nós avaliamos como positivo esse primeiro dia. Temos mais de 15 municípios participando, com seus respectivos representantes. A avaliação é muito positiva e a expectativa aumenta para os demais dias, até porque são temas diferentes como a junta interna de multas, a municipalização, principalmente para municípios que ainda não tem essa municipalização. Informações importantes que vão ser levadas aos municípios, através dos agentes multiplicadores.” destacou.

O curso segue até sexta-feira, 29, no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam).

Portal do Carpê com informações Agência Santarém 

0 Comentários