Barco Hospital faz mais de 5 mil atendimentos em vilas ribeirinhas de Santarém


A 50º expedição do barco hospital Papa Francisco e São João Paulo II concluiu, nesta quinta-feira (14), oito dias de atendimento nas comunidades das Vilas Curuai e Socorro, localizadas em Santarém, na região Oeste do Pará.

Nesse período, o hospital flutuante realizou 5.507 atendimentos mediante estrutura com consultórios médicos, odontológicos, centro cirúrgico, sala oftalmológica completa, laboratório de análises, sala de medicação, sala de vacinação e leitos de enfermaria, além de equipamentos para diagnósticos, como raio-X digital, mamografia, ecocardiograma, ultrassom, eletrocardiograma.

Além da atenção básica de saúde à população, as equipes atuaram na prevenção e diagnóstico precoce do câncer com a realização de exames e triagem.

Durante a expedição, a equipe de Enfermagem realizou 912 triagens. Para consultas médicas, foram 478 de clínica geral; 141 de Oftalmologia; 73 de anestesiologia e 86 de cirurgia geral. Em Odontologia, foram 134 consultas e 447 procedimentos. Na farmácia, foram 643 medicações entregues mediante receituário médico emitido nos consultórios do barco.

Entre os exames, foram 1.611 laboratoriais, além de 46 mamografias, 46 eletrocardiogramas, 22 oftalmológicos, 209 raio-X e 253 ultrassonografias.

Entre os serviços hospitalares, foram realizadas 86 cirurgias, sendo 56 de média e as demais 30 de baixa complexidade, além 60 internações, entre 43 cirúrgicas e outras 17 clínicas.

Os atendimentos do barco são oriundos de convênio assinado em 19 de agosto de 2019, entre o governo do Pará e a Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, para oferecer assistência por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) a usuários em regiões do Pará mais remotas e com dificuldades de acesso.

O Barco Hospital mede 32 metros de extensão e possui 20 tripulantes fixos e mais 10 voluntários que se revezam em expedições que duram entre 7 e 10 dias. “Já estamos há quase três anos nessa atividade, percorrendo os rios Amazonas e seus afluentes, levando cirurgias, consultas médicas, exames, atendimento odontológico, medicamentos, proporcionando saúde e esperança a nosso povo”, explica o frei Afonso Obici, coordenador geral do Barco Hospital Papa Francisco.

Para a diretora do 9º Centro Regional da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Aline Liberal, as ações são de extrema importância para os municípios da região, pois leva assistência a áreas remotas.

Segundo Aline, as programações são realizadas mediante ação conjunta envolvendo a equipe de profissionais do barco, do 9º Centro Regional de Saúde da Sespa (9º CRS), da Secretaria Regional de Governo do Oeste do Pará e também dos municípios, elencando assim as maiores necessidades.

Para o titular da Sespa, Romulo Rodovalho, o barco tem sido uma importante parceria para ajudar a levar atendimento às comunidades mais remotas. “Os serviços contribuem na missão do Governo do Estado de levar saúde por todo o Pará. Prestamos nossos agradecimentos aos profissionais de saúde e voluntários do barco hospital, bem como ao apoio das prefeituras municipais que os receberam”, salienta. (Com informações da Agência Pará)

O Impacto
Foto: Reprodução

0 Comentários