Ampliação do sistema de abastecimento de água tem 85% das obras concluídas, em Monte Alegre

O novo sistema irá beneficiar mais de 40 mil moradores e deve ser entregue ainda no primeiro semestre deste ano.


Obras da Cosanpa para ampliação do sistema de abastecimento de água — Foto: Bruno Cecim/Agência Pará

As obras no sistema de abastecimento de água avançam no município Monte Alegre, oeste do Pará. De acordo com a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), do início do projeto até o momento, já concluiu 85% dos serviços previstos para a ampliação do sistema na cidade.

Com investimento no valor de R$ 10 milhões do Governo do Estado, o sistema de abastecimento irá beneficiar mais de 40 mil moradores. A Companhia de Saneamento prossegue com os serviços e deve entregar o novo sistema ainda no primeiro semestre deste ano.

O aumento da infraestrutura de abastecimento na região de Monte Alegre, mais pessoas terão acesso a água e também condições de conservação do ambiente.

"Atualmente, estamos executando as interligações de rede, na zona média e na zona intermediária, instalação de ramais prediais, revitalização das unidades, além da recomposição das vias que passaram por implantação de novas redes. Com as fortes chuvas que têm ocorrido na região, muitos serviços precisaram ser prolongados", enfatizou a engenheira da Cosanpa, Marília Contente.

O projeto

A construção e revitalização do saneamento foi aprovado em 2018, mas somente em 2019 que as obras tiveram início. Monte Alegre possui três sistemas de abastecimento de água, cada um com 10 pontos de captação. Com a conclusão da obra, mais dois sistemas automatizados serão instalados.

O projeto inclui a construção dois sistemas de vácuo, com capacidade de produção de 110 metros cúbicos, implantação da adutora de água tratada entre o reservatório do Largo da Memória e o reservatório do Lauro Sodré.

Por conseguinte, outras instalações se destacam como o assentamento de 17 quilômetros de redes de distribuição de água, execução de 3.800 ligações domiciliares com hidrômetro, execução de 2.906 micromedições em ligações domiciliares já existentes, implantação do sistema de automação e recuperação das unidades existentes.

Fonte G1 Santarém 

0 Comentários