URGENTE: ministro da Saúde confirma caso da variante deltacron no Pará


Crédito: Reprodução/Agência Pará

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou dois casos da variante deltacron no Brasil, sendo um no Amapá e outro no Pará. Segundo a Secretaria de Saúde do Pará (Sespa), o caso é de uma paciente, mulher, 26 anos, da zona rural de Afuá, que apresentou a infecção por covid-19 com a identificação das variantes delta e ômicron.

A amostra da paciente foi encaminhada pelo município de Afuá para o Lacen Amapá, devido a proximidade geográfica, e do Amapá enviada à Fio Cruz para sequenciamento. O caso ocorreu em janeiro deste ano e a mulher já está recuperada.

Segundo informações, os estudos preliminares apontaram que a deltacron seria uma mistura de delta com a ômicron. “Nosso serviço de vigilância já identificou dois casos no Brasil. Nós monitoramos todos esses casos, isso é fruto do fortalecimento da capacidade de vigilância genômica no Brasil”, disse Queiroga.

Além disso, o ministro disse que essa variante reque monitoramento, mas o papel das autoridades sanitárias é tranquilizar a população. “É uma variante de importância, que requer o monitoramento”, afirmou.

Queiroga finalizou dizendo que é importante a aplicação da dose de reforço. “As medidas são as mesmas, e, seu eu tivesse, meu amigo e minha amiga que me ouve, que indicar uma medida, é a aplicação da dose de reforço”, reforçou.

0 Comentários