Semas habilita Mojuí dos Campos para realizar análise e validação do Cadastro Ambiental Rural

O cadastro possibilita ao agricultor, proprietário ou posseiro rural, o acesso às políticas públicas, como o financiamento em instituições bancárias.
Ao centro, Rodolfo Zanluth e Samara Gomes mostram o certificado de habilitação de Mojuí dos Campos para análise e validação de CAR — Foto: Ascom PMMC/Divulgação

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Mojuí dos Campos, no oeste do Pará, foi habilitada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) para o serviço de análise de imóveis rurais e validação do cadastro Ambiental Rural (CAR). A habilitação vai agilizar os processos de regularização ambiental e de licenciamento no município.

Mojuí dos Campos recebeu o certificado de habilitação do CAR na segunda-feira (28), durante um encontro realizado no Centro de Informações e Educação Ambiental (CIAM), em Santarém, oeste do estado.

A secretária municipal de meio ambiente de Mojuí dos Campos, Samara Gomes, recebeu das mãos do secretário adjunto de gestão e regularidade ambiental da Semas, Rodolpho Zanluth Bastos, o certificado que atesta que as diretrizes de habilitação foram atendidas pelo município em agosto de 2021.

O CAR permite aos agricultores planejarem suas posses ou propriedades rurais em conformidade com as leis ambientais, garantindo vantagens como a prioridade na regularização fundiária e a adesão ao programa de aquisição de alimentos da agricultura familiar.

O cadastro também possibilita ao agricultor, proprietário ou posseiro rural, o acesso às políticas públicas, como o financiamento em instituições bancárias por meio de linhas de créditos mais atrativas para o fomento à produção, comercialização da produção, compra de insumos, entre outras vantagens.

O fortalecimento da gestão ambiental municipal através da habilitação em análise e validação de CAR é uma das ações do Programa Regulariza Pará, que compõe o Plano Estadual Amazônia Agora, para promoção e regularização ambiental com a diretriz de apoio ao protagonismo municipal, estipulada no planejamento do Governo do Pará, propondo valorizar as ações públicas em prol do meio ambiente local, beneficiar produtores rurais e qualificar as administrações municipais e estadual.

Quando o proprietário ou possuidor de imóvel rural realiza a inscrição do CAR de sua propriedade, cabe ao órgão ambiental estadual ou municipal habilitado analisar o cadastro a fim de verificar as informações ambientais declaradas com as normas e parâmetros estabelecidos pelo Código Florestal.

O município habilitado também aumenta a sua parcela de arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Verde. Isto ocorre porque a nova metodologia de cálculo do índice do ICMS Verde, estabelecida pelo governo do estado em 2020, instituiu critérios ecológicos para o cálculo do índice da arrecadação, premiando os municípios que investem em gestão ambiental e, desta forma, fortalecendo a administração municipal do meio ambiente.

*Com informações da Prefeitura de Mojui dos Campos

0 Comentários