'Seguro-Defeso': pescadores enfrentam longas filas para receber a última parcela, em Santarém

A fila formada por inúmeras pessoas tentando sacar a última parcela do benefício pago Governo Federal deu volta no quarteirão da Caixa Econômica Federal que fica avenida Tapajós.
Fila em frente à agência da Caixa Econômica na avenida Tapajós, em Santarém — Foto: Amarildo Gonçalves/Tv Tapajós

Na manhã desta segunda-feira (27) uma imensa fila foi formada em frente à agência da Caixa Econômica Federal no Centro de Santarém, oeste do Pará. Pescadores de municípios vizinhos passaram a noite em frente ao banco para guardar vez na fila e receber a última parcela do benefício do Seguro Defeso pago pelo Governo Federal.

A agência da Caixa Econômica Federal que fica localizada na avenida Tapajós na orla de Santarém atende uma grande demanda de beneficiários de programas sociais do Governo Federal. A localização do banco é o ponto de referência dos pescadores artesanais da região.

Na noite do domingo (20), a fila já dava voltas no quarteirão. O pescador Márcio José Santos, ao chegar na agência já tinha pessoas aguardando e reclama da ação que tomou para ir receber seu benefício.

"É uma humilhação chegar aqui e ficar longas horas aguardando a vez para ser atendido. Mas estamos aqui para receber", destacou Márcio.

A maioria dos pescadores que enfrentaram a enorme fila é porque teve o cartão cidadão bloqueado ou não conseguiu acessar a conta digital disponibilizada pelo banco devido a dificuldade de internet, como é o caso dos pescadores do município de Curuá que estavam desde às 17h de domingo na fila, porque na cidade onde moram não tem sinal de internet.

Para o pescador Amarildo Santos do município de Curuá foi duro passar a madrugada em frente ao banco. “Ficamos a noite toda enfrentando o frio. Ainda bem que é a última parcela”, disse.

A agência da Caixa Econômica Federal localizada no centro de Santarém atendeu pescadores de Oriximiná, Óbidos, Monte Alegre, Curuá e Alenquer.

Posicionamento

A Caixa informou por meio de nota técnica que continua realizando ações para melhorar o atendimento e evitar filas nas agências. De acordo com o banco, foi ampliado o número de empregados para fortalecer a rede de atendimento, principalmente, nas unidades que concentram grande números de pagamentos de beneficiários sociais, afim de dar celeridade de atendimento e oferecer um serviço de qualidade a todos os cidadãos.

Nas agências do banco em Santarém foi realizada a capacitação dos profissionais para fazerem uma recepção qualificada dos clientes. Antes da abertura das unidades, os funcionários passam também por orientações de produtos, serviços e canais de atendimento Caixa bem como atendimento aos clientes preferenciais e distribuição de senhas.

Ainda segundo a nota, o banco tem adotado todas as medidas preventivas e sanitárias estabelecidas pelas autoridades competentes, priorizando o controle e mitigação dos riscos de transmissão da Covid-19, o que limita a quantidade de clientes dentro das unidades.

Horário de atendimento

A agência em Santarém, situada na Av. Tapajós, funciona das 10h às 15h. A Caixa reforça que as pessoas não precisam madrugar para ir em uma de suas agências e todos os clientes que chegam até as 15h são atendidos no mesmo dia.

Endereços

Seguem abaixo endereços de agências e lotéricas em Santarém para atendimento:

Agência Santarém, Av. Tapajós, 145, Centro
Agência Muiraquitã, Av. Borges Leal, 2909, Aparecida
Agência Tapajós, Av. Marechal Rondom, 1096, Santa Clara

Loterias


Loteria Casa da Sorte, Rua Siqueira Campos, 433, Centro

Loteria Rodagem, Av. Magalhães Barata, 1022, Rodagem
Loteria Trevo da Sorte, Av. Rui Barbosa, 695, Centro

O banco possui canais alternativos de atendimento por meio do WhatsApp CAIXA (0800 104 0104), do Internet Banking CAIXA e dos aplicativos CAIXA Tem, Habitação CAIXA, DPVAT, FGTS e Auxílio Brasil, dentre outros (www.caixa.gov.br/atendimento/aplicativos

Fonte G1 Santarém 

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