Programa Arborizar Santarém completa 1 ano de atuação com mais de 400 mudas de árvores plantadas

Programa pretende aumentar áreas sombreadas gerando maior conforto térmico
O Programa Arborizar Santarém completa hoje, 25, um ano de atuação no município. Desde o lançamento, em 25 de março de 2021, 472 mudas de árvores já foram plantadas somando benefícios a política de planejamento e desenvolvimento urbano. O Programa é uma implementação da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) em parceria com as Secretarias Municipais de Agricultura e Pesca (Semap), Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb) e Infraestrutura (Seminfra).
Programa pretende aumentar áreas sombreadas gerando maior conforto térmico

Ao longo de um ano foram realizadas ações em 12 espaços públicos com o plantio das espécies de sapupira; oiti; pau preto; ipê rosa, amarelo, roxo e branco; jacarandá mimoso e mudas de jardinagem.

O programa consiste no plantio de espécies vegetativas que é executado de acordo com o planejamento de arborização elaborado pela Semma. À frente da logística está a bióloga Suelem Silva.
Suelem Silva, bióloga coordenadora do Program

“Conquistamos um grande avanço na implantação de mais espaços verdes no município. Em um ano, conseguimos encaminhar o Projeto de Lei que dispõe sobre o Plano Municipal de Arborização, tivemos um saldo positivo das ações de plantio com a perda de menos de 1% das mudas plantadas e vamos lançar em breve o manual didático com orientações técnicas à população quanto ao plantio de forma adequada”, argumentou Suelem.
Prefeito Nélio Aguiar durante ação na Anysio Chaves

Com a progressão das ações do Programa, foi lançado ainda o Projeto Quintais Frutíferos em fevereiro deste ano, que distribuiu espécies frutíferas para incentivar moradores a plantarem em seus respectivos quintais. A primeira ação ocorreu no Residencial Salvação e beneficiou trinta famílias.

O titular da Semma, João Paiva, enfatizou que a transformação arbórea da cidade é preciso ocorrer de mãos dadas com a população.
Secretário João Paiva ressalta sobre a importância de apoio da população para que o programa obtenha mais sucesso

“Nós definimos o planejamento e realizamos ações em diversos bairros, no entanto, queremos que a população tenha o sentimento de pertencimento e também ajude a cuidar desse bem. Para tanto, lançaremos, em junho, o manual de orientação técnica durante a realização do workshop da arborização para ser feita a condução do plantio correto”, informou o gestor da pasta de Meio Ambiente.

Plano Municipal de Arborização

O Arborizar Santarém tem como guia o Plano Municipal de Arborização formulado pelo Grupo de Trabalho (GT) composto por 34 membros entre titulares e suplentes do poder público, organizações não governamentais, empresas e instituições ligadas à pesquisa.

Em dezembro de 2021, o projeto foi enviado a Câmara de Vereadores e atualmente, está em tramitação.

Sobre o Arborizar Carpê
Plantio de mudas no porto do D.E.R

O programa busca instalar o conforto térmico desejável através da oferta de áreas sombreadas, melhoria da qualidade do ar, saúde mental da população, notável embelezamento, em harmonia com o mobiliário urbano moderno, com a realização de um planejamento e gestão da arborização urbana.

Portal do Carpê com informações Agência Santarém 

0 Comentários