Prefeito pede o fim da manifestação dos garimpeiros no km 30, em Itaituba

"Larga por favor esses movimentos, de gente trancando as estradas, que vocês no lugar de ajudar vão atrapalhar (…) não adianta pular, saltar, dar prejuízos pra outras pessoas trabalhando (…) pra reivindicar uma coisa que tá errada.” Disse Valmir Climaco.
Foto: Reprodução

Na última terça-feira (16), o prefeito de Itaituba, Valmir Climaco, usou as redes sociais para divulgar um áudio, no qual pede para que os garimpeiros que fazem parte da manifestação que está ocorrendo no Distrito de Campo Verde, localizado no km 30 da Rodovia Transamazônica (BR-230), acabem com os protestos e desbloqueiem a rodovia para a passagem dos veículos.

Em áudio, o prefeito fala que apesar de fazer greve seja um direito que está na lei, elas só devem ser feitas quando você reivindica algo que está sendo feito ilegalmente por parte da justiça e das instituições governamentais. Ele afirma que nenhum político vai apoiar o movimento e nem desafiar as instituições.

“Nenhum político, nenhum prefeito, nenhum governador, nenhum vereador vai ficar aí com vocês, vô já dizer porque, vocês lembram a última vez que o vice-prefeito de Jacareacanga foi participar das manifestações, desafiar as instituições, pegou 10 anos e 4 meses de cadeia agora, ninguém pode desafiar a instituição”.
Valmir Climaco explica que existe uma lei federal que proíbe que a classe garimpeira trabalhe dentro de parques, flonas e dentro de áreas indígenas, e só quem pode derrubar essa lei é o Congresso Nacional. Segundo ele, não adianta bloquear as estradas e dar prejuízos para outras pessoas.

“Vocês sabem que não é fácil, não adianta espernear, pular, saltar, dar prejuízos pra outras pessoas trabalhando, que é o caso da BR, pra reivindicar uma coisa que tá errada, se amanhã uns 5 garimpeiros vierem aqui na minha casa ou na prefeitura, eu vou dizer como é que vocês têm que fazer”, relata o prefeito.

De acordo com Valmir, a prefeitura tem trabalhado para regularizar a questão da classe garimpeira, mas é preciso ter calma e parar de afrontar, se não os líderes do movimento vão acabar sendo presos se desafiarem as instituições. Valmir relata também que estão trabalhando na criação de um projeto para apresentar para o Governo Federal, um projeto que garanta que o ouro da região será tirado do solo com responsabilidade.

"Larga por favor esses movimentos, de gente trancando as estradas, que vocês no lugar de ajudar vão atrapalhar, por favor, eu tô pedindo, pra essas pessoas que estão aí que por favor larguem isso aí, que nós estamos trabalhando pra resolver, não sei se vou resolver, só sei que tô trabalhando”, pede o prefeito.

Fonte: Portal Giro

0 Comentários