Polícia Civil do Pará faz alerta sobre golpe da falsa intimação


Crédito: Reprodução 

A Polícia Civil do Estado do Pará, por meio da Diretoria Estadual de Combate à Corrupção (Decor) e da Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos (Deccc), emitiu um alerta nesta sexta-feira, 25, sobre um novo golpe envolvendo o nome da instituição paraense e de Polícias Civis de outros Estados brasileiros.

O esquema criminoso é praticado por e-mail e acontece quando a vítima recebe uma intimação judicial virtual, solicitando que a pessoa clique em um link para a impressão de dados.

Segundo a delegada Thiciane Pantoja, titular da DECCC, o falso link leva o usuário para outra página e, após o acesso, o computador torna-se vulnerável para a subtração de dados.

“Essa ação fraudulenta denominada Phishing é caracterizada pela tentativa de adquirir ilicitamente dados pessoais de outras pessoas, sejam senhas, dados financeiros, dados bancários, números de cartões de crédito ou simplesmente demais informações pessoais”, alertou a delegada.

Alerta nacional - As unidades policiais já estão cientes deste novo golpe e realizam diligências no intuito de identificar e punir os fraudadores que estão cometendo o crime.

O delegado-geral da Polícia Civil, Walter Resende, destacou a importância do trabalho da PC para coibir a prática do crime e destacou alertas para que as pessoas evitem o golpe. “Seguimos trabalhando para evitar a prática de crimes como este. É importante ressaltar que todas as intimações realizadas pela Polícia Civil buscam sempre o comparecimento do cidadão à unidade policial solicitante para que, na própria sede, o intimado realize os esclarecimentos de fatos em interesse da Justiça”, destacou o Delegado-Geral.

A PC reforça que não realiza intimações via e-mail, e que todos os e-mails institucionais terminam com as extensões @policiacivil.pa.gov.br e podem ser consultados através da página institucional da Polícia Civil do Pará no endereço eletrônico: www.policiacivil.pa.gov.br onde constam o nome das unidades policiais existentes, vinculadas à Instituição Polícia Civil do Pará, bem como o nome das respectivas Autoridades Policiais responsáveis.

Fonte: Agência Pará.

0 Comentários