PF prende em Altamira, Edward Luz, conhecido como 'antropólogo dos ruralistas'


Crédito: Divulgação

Foi preso nesta sexta-feira, 25, Edward Luz, mais conhecido como "antropólogo dos reuralistas", em Altamira, sudoeste paraense. Edward foi expulso da Associação Brasileira de Antropólogos (ABA) no ano de 2013, por não corroborar com as afirmações "equivocadas e reducionistas, inteiramente desprovidas de rigor e embasamento científico". Ele se diz a favor da demarcação de terras indígenas para indígenas, quando estas não afetarem setores produtivos nacionais e interesses econômicos nacionais.

De acordo com a Polícia Federal em Altamira, "na tarde de hoje o IBAMA, juntamente com a Força Nacional, conduziu até a Delegacia de Polícia Federal em Altamira uma pessoa acusada de obstruir ação fiscalizatória do IBAMA contra garimpos ilegais em Terra Indígena", diz a nota da corporação.

Ainda de acordo com a nota, a Polícia Federal afirma que teria obtido informações de que as manifestações contra a fiscalização realizada em terras indígenas teriam iniciado no decorrer da semana em zona urbana e rural da cidade, onde os manifestantes exigiam que cessassem as ações fiscalizatórias do IBAMA contra os garimpos, nas ações da operação Guardiões do Bioma – Base Altamira.

Edward foi detido e acusado de obstruir as ações de fiscalização.

De acordo com informações, os manifestantes bloquearam a passagem das equipes do Ibama ao aeroporto de Altamira, onde estavam as aeronaves.

Na ocasião, ao se identificar como líder do grupo de manifestantes, Edward Luz foi conduzido à Delegacia da PF e foi autuado em flagrante, por obstruir ou dificultar a ação fiscalizatória do Poder Público no trato de questões ambientais (Pena - detenção, de um a três anos, e multa).

O suspeito foi autuado em flagrante e posteriormente solto provisóriamente após pagamento de fiança arbitrada pela autoridade policial e deverá responder ao processo na Justiça Federal.

Com informações do Tapajós de Fato

0 Comentários