Pará restringe saída do pescado para garantir abastecimento na Semana Santa

"Feira do Pescado" ocorrerá nos dias 13 e 14 de abril de 2022
Crédito: Reprodução/Agência Pará

Para garantir o abastecimento do tradicional pescado à população do Pará, o Governo do Estado publicou na última quinta-feira, 24, na edição do Diário Oficial do Estado (DOE), o decreto de número 2.246 que estabelece restrições para a movimentação do produto para fora do Estado. A medida passa a valer a partir do próximo dia 1º até o dia 15 de abril.

De acordo com a legislação, será suspensa nesse período a emissão de documentos necessários para a movimentação de toda e qualquer espécie de pescado in natura, fresco, resfriado, congelado e curado (salgado) para fora do estado do Pará, exceto pescado congelado e com selo de aprovação do Serviço de Inspeção Federal (SIF), expedido em favor de indústrias registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O coordenador de aquicultura da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), o engenheiro de pesca, Alan Pragana, ressalta que o Governo do Estado não está proibindo que saia o pescado do Pará, mas criando restrições “visando o abastecimento do pescado nesse período em que o consumo do produto é muito maior”, esclarece Pragana.

Conforme determina o decreto, a Secretaria buscará parcerias com as prefeituras municipais, cooperativas, entidades representativas do setor pesqueiro artesanal, organizações de aquicultores, bem como com as indústrias de pescado, para a realização da “Feira do Pescado”, que ocorrerá nos dias 13 e 14 de abril de 2022. Este ano, a programação completa 20 anos de realização.

Incremento

A adesão do shopping localizado na avenida Augusto Montenegro como ponto de venda do pescado, como ressaltou Alan Pragana, é um incremento que a Sedap oferece à programação que será realizada em diversos municípios. “Especificamente em Belém, faremos essa parceria com um shopping center; temos boas perspectivas com relação a inclusão desse ponto de venda, pois vai atender em especial a população da avenida Augusto Montenegro e adjacências”, frisou o coordenador.

Com informações da Agência Pará.

0 Comentários