Nível do Rio Tocantins sobe quase um metro em 36 horas em Marabá


De acordo com o monitoramento da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas últimas 36 horas, o nível do Rio Tocantins subiu 58 centímetros e atingiu a marca de 11 metros e 57 centímetros, voltando a alagar dezenas de ruas na Marabá Pioneira e outros bairros no núcleo Cidade Nova.

De acordo com a Defesa Civil, este é o quarto registro de elevação do nível do rio num período de 90 dias e com alagamento de ruas em vários bairros da cidade, atingindo dezenas de famílias.

“Essa oscilação já era esperada e nestas últimas horas subiu bastante e vai ficar nessa oscilação até meados da Semana Santa. Porém, estamos monitorando o nível do rio, pois a cada 10 centímetros impacta em diversas áreas, alagando ruas e invadindo casas e deixando muitas pessoas desabrigadas”, relatou Marcos Andrade, Assessor da Defesa Civil.

De acordo ainda com Marcos Andrade, muitas famílias retornaram para as áreas de risco sem a autorização da Defesa Civil e agora estão retornando aos abrigos. Segundo ele, somente quando o nível do rio atingir a marca de oito metros é que o órgão vai emitir uma nota sobre o retorno seguro para as casas.

“E essas pessoas que voltaram não foram com autorização da Defesa Civil pois nossa orientação era a permanência nos abrigos ou onde elas estavam que era nas casas de amigos ou alugadas. De 1.050 famílias, após o recadastramento, contabilizamos agora 780 famílias nos abrigos”, informou Marcos Andrade.

De acordo com a Defesa Civil, o atendimento às famílias continua em todos os abrigos, com entrega de kits de higiene, cestas básicas e a troca de botijões de gás para as famílias que estão desalojadas em casas de amigos ou familiares.

A quarta elevação no nível do rio Tocantins está chamando a atenção de muitas pessoas, principalmente as mais antigas da cidade. Joel Araújo, servidor público municipal e ex-vereador, relatou que na década de 1970, teve que mudar três vezes da Marabá Pioneira para a Nova Marabá.

Portal Roma News 

0 Comentários