Lançada 6ª edição da Campanha 'Seu Imposto de Renda Rende Sorrisos para Santarém'


O lançamento da 6ª edição da Campanha 'Seu Imposto de Renda Rende Sorrisos para Santarém'aconteceu na manhã de sexta-feira (18), no auditório do Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Santarém (OAB).
A campanha é desenvolvida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca), Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) em parceria com Conselho Regional de Contabilidade (CRC/PA), Vox Contábil, Receita Federal e OAB Subseção Santarém.

Durante o lançamento estiveram presentes autoridades municipais e as crianças atendidas pela creche Seara.
De acordo com a presidente do Comdca, Julia Freire, a campanha busca recursos de uma parcela de doação da declaração do Imposto de Renda (IR) para fortalecer as instituições que trabalham com a política da infância e adolescência e a pessoa idosa, seja na proteção ou na defesa.
De acordo com a presidente do Comdca, Julia Freire, a campanha busca recursos de uma parcela de doação da declaração do Imposto de Renda (IR) para fortalecer as instituições que trabalham com a política da infância e adolescência e a pessoa idosa, seja na proteção ou na defesa.

"Nosso objetivo é contar com a ajuda dos nossos parceiros e principalmente com os contadores que tem esse poder de convencimento para conseguir as doações. Com essa doação o Comdca e o CMDPI conseguem angariar recursos e repassar através de edital de chamamento público para instituições que trabalham com crianças, adolescentes e idosos”, observou Júlia.

A presidente do CMDPI Glaucya Fiori também afirmou a importância da campanha para a proteção e defesa da pessoa idosa, crianças e adolescentes.
“É um recurso que ficará na nossa cidade e assim a exemplo do ano passado nós podermos fortalecer essas políticas tão importante", diss Glaucya.

A Delegada da Receita Federal de Santarém Lourdes Tavares também frisou a importância da campanha.
“É uma oportunidade do contribuinte exercer sua cidadania e escolher na declaração a doação para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e da pessoa idosa de Santarém. O IR dela pode ser destinado de 3 a 6% do imposto devido”, declarou Lourdes.
“Estamos em prol a campanha com um elo junto aos conselhos em proporcionar ao profissional contábil o principal objetivo da campanha em ajudar a doar tanto para crianças e adolescentes”, salientou Igor Augusto Batista, representante da delegacia do CRC Pará em Santarém.

A presidente da Associação dos Contadores do Oeste do Pará - Vox Contábil Lindomar Rodrigues, destacou que existe a expectativa de superação e a importância do apoio da classe contábil.


“Nossa expectativa é que esse ano supere a arrecadação dos anos anteriores e estamos instigando a classe contábil nesse convencimento a todos os contribuintes para

que tenhamos a arrecadação maciça, então contadores arregaçando as mangas e trabalhando em prol dessa campanha maravilhosa", enfatizou Lindomar.

A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito observou que a campanha em sua 6ª edição vem avançando.
“É uma campanha que está amadurecida e vem avançando em nosso município. Ficamos muito felizes com a parceria com os contadores, eles que também nos acompanham na execução desses recursos com relação aos conselhos. Vem mais e mais benefícios chegando para entidades que já fazem um belíssimo trabalho em Santarém como a Seara e a Apae e isso vai estimulando outras instituições a se regularizarem. A arrecadação fica em Santarém, e que a gente possa cada vez mais conquistar novas parcerias", observou Celsa.

O prefeito Nélio Aguiar pontuou sobre o benefício para vários projetos desenvolvidos no município. Ele destacou a importância da parceria com a classe contábil, com a Receita Federal, universidades, contadores e com o próprio contribuinte.
"É um exercício de cidadania onde se junta entidades, associações, instituições, OAB, contadores. No momento que a gente une forças e trabalha com toda a sociedade as coisas se tornam menos difíceis, as coisas acontecem mais. Parabéns por esse projeto”, avaliou o Prefeito Nélio Aguiar.

Sobre a campanha

O objetivo da campanha é arrecadar recursos do Imposto de Renda para os Fundos do município de Santarém que trabalham com a política da criança, do adolescente e da pessoa idosa, até o próximo dia 29 de abril.

De acordo com o plano de aplicação de recursos do fundo, 40% deverá ser destinado a projetos sociais. Atualmente, 14 entidades são cadastradas, entre entidades governamentais e não governamentais: Apae, Creche Seara, Pastoral do Menor, CIEE, Fundação Esperança, Senai, Sesc, Adefis, Adevibam, Obras sociais da Diocese de Santarém, Obras sociais e Educacionais da Igreja de Deus – A mão Cooperadora, Casa Azul e Projeto Irmã Dulce dos Pobres.

A exemplo das edições anteriores, a campanha será operada pelos contadores, encarregados de obterem autorização de seus clientes que têm imposto de renda a recolher à União, para destinarem doações de até 3 até 6% do valor devido, voltando-o para investimentos diretos no nosso município por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e da Pessoa Idosa.

Como doar?

O contribuinte deve entrar no site da Receita Federal e seguir esses passos:
01 – Preencher a declaração pelo modelo completo do IRPF/2021, clique na guia "deduções legais"
02 – Clique em "Doação diretamente na Declaração (ECA)". Em seguida, selecione o tipo de Fundo (Municipal), e o Município (de Santarém);
03 – Preencha o valor da Doação (até 6% do IR devido) O sistema já faz o cálculo;
04 – Imprima o DARF específico gerado (DARF ECA), na Guia Imprimir.

Portal do Carpê com informações Agência Santarém

0 Comentários