Funcionários e colaboradores da Prefeitura de Santarém participam de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2022

A CF tem como tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor
Funcionários e colaboradores da Prefeitura de Santarém, vinculados à Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram na manhã desta terça-feira (15) de uma formação sobre a Campanha da Fraternidade (CF2022), que tem como tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Provérbios 31, 26).
Legenda da foto: Cartaz da Campanha da Fraternidade 2022

A formação ocorreu nas dependências da própria Semed, tendo como palestrante convidada a professora Eloisa Alves, do Secretariado de Campanhas da Arquidiocese de Santarém.

A reflexão sobre a CF 2022 foi organizada pela Divisão de Formação Continuada, um novo setor criado na Semed, destinado a cuidar da formação dos gestores.

O professor Nonato Sousa , que integra o novo setor, destacou a importância da palestra. “O tema da CF desse ano ‘Fala com sabedoria, ensina com amor’ trás para o centro da reflexão o outro, é uma abertura ao outro como fundamento, são novos tempos, não se pode falar de educação (e aqui como Secretaria a gente tem que tá dentro dessa questão) sem considerar essa profunda antropologia, sem considerar a dignidade da pessoa humana reconhecendo suas necessidades, suas carências”, disse.

Ainda segundo Nonato, toda essa reflexão parte de uma inter-relação eu e o outro, ou seja, colocar o outro no centro desse processo educativo. “Eu não só aprendo como eu ensino, um relação de ensino-aprendizagem e depois dessa pandemia a gente vai ter novos processos educativos, com acesso e uso de novas tecnologias, então a unidade dessas diferenças faz a gente ter também um novo pensar, uma nova visão diante da educação”, pontuou.

Professora Eloisa Alves, facilitadora do treinamento, ressaltou a importância de se reflexão dentro das escolas. “Eu estou muito feliz pelo convite afinal, a educação está presente em todos os âmbitos da sociedade, da família, da escola, da igreja, e eu acredito que a gente precisa buscar muito mais essa irmandade dentro dessa dimensão da igreja, da sociedade, pra gente trazer presente essas reflexões”, disse.
Legenda da foto: Professora Eloisa Alves, facilitadora do treinamento.

Ainda segundo Eloisa, a CF desse ano deve inspirar os gestores, a partir da pessoa de Jesus Cristo, a fazer um trabalho onde se possa acolher melhor os alunos, escuta-los, e estar presente no dia a dia diante de inúmeras realidades.

A Secretária de Educação Maria José Maia da Silva, por conta de outros compromissos, não pôde está presente, mas fez questão de trazer o tema para reflexão entre os colaboradores. Ela foi representada pela assessora de ensino Jéssica Ninas, que destacou a importância do momento para os servidores.

“Esse tema está totalmente voltado para o que nós trabalhamos diariamente, que é a educação e quando a gente fala de educação, de espiritualidade, valores cristãos dentro da educação isso faz com que a convivência, o crescimento cristão pra dentro de nossas atividades a gente também tá trazendo paz, harmonia e isso é muito importante e nós enquanto Secretaria de Educação fazemos questão de iniciar por aqui e propagar pra dentro das escolas esse mesmo espírito”., o dia a dia torne-se mais muito mais leve e quando trazemos esse espírito

Sobre a Campanha da Fraternidade 2022

Celebrada no período quaresmal, a Campanha da Fraternidade (CF) convida a todos a imitar a misericórdia do Pai repartindo o pão com os necessitados, fortificando o espírito fraterno. A iniciativa está ligada a caminhada quaresmal como um dos modos de viver a espiritualidade deste tempo favorável.

Em 2022, a CF tem como tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). Seu início se dá na abertura da Quaresma, dia 2 de março, na Quarta-Feira de Cinzas.

Em Santarém, a abertura da CF 2022 na Arquidiocese ocorreu no último dia 4 de março no Ginásio do Colégio Dom Amando.

Trata-se, em 2022, da terceira vez que a Igreja no Brasil vai aprofundar o tema da educação em uma Campanha da Fraternidade. A CF 2022 é impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. Na carta convocação ao Pacto, o Santo Padre apresenta elementos constitutivos de uma educação humanizada que contribua na formação de pessoas abertas, integradas e interligadas, que também sejam capazes de cuidar da casa comum já que a “educação será ineficaz e os seus esforços estéreis se não se preocupar também em difundir um novo modelo relativo ao ser humano, à vida, à sociedade e à relação com a natureza”, conforme explicitado na Encíclica Laudato Si’, 2016, nº 215.

Portal do Carpê 

0 Comentários