Prefeitura abre programação do Dia Mundial da Água e lança cartilha sobre recursos hídricos

A cartilha está em sintonia com o tema a ser refletido em todo o mundo “Águas subterrâneas: tornando o invisível visível”
A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) via Escola Complementar de Educação Ambiental (Escola do Parque) abriu hoje (22), a programação alusiva ao Dia Mundial da Água e da Festa anual das Árvores que será realizada até o dia 31 de março. Na ocasião, foi lançada uma cartilha de educação ambiental sobre os recursos hídricos voltada para alunos da rede de ensino.
Abertura da programação ocorreu na Escola do Parque

A solenidade de abertura ocorreu na Escola do Parque com a presença do secretário de Agricultura e Pesca Bruno Costa, que representou o prefeito Nélio Aguiar; da Secretária Municipal de Educação Maria José Maia da Silva; Marlen Ribeiro Rego representando a secretária de Assistência Social Celsa Brito; da assessora de ensino Jéssica Ninas; da coordenadora da Escola do Parque Raimunda da Silva Tavares; do coordenador do Núcleo Tecnológico Municipal (NTM) Geremias Santos; do coordenador do Mestrado em Física da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) professor Doutor João Robero Feitosa e da aluna Nely Matilde Pimentel de Sousa da Escola Fluminense.

A programação sobre o Dia Mundial da Água propõe uma reflexão sobre a importância da água e do gerenciamento sustentável dos recursos hídricos. Para isso, cada escola da Rede municipal irá trabalhar o tema “Águas subterrâneas: Tornando o invisível visível”.
Assessora de ensino Jéssica Ninas

A assessora de ensino da Semed Jéssica Ninas explicou como ocorrerá a programação.

“Hoje, na abertura, nós estamos trazendo alguns alunos pra participar de uma palestra com o professor João Robero a respeito dessa conscientização e do cuidado com a água e durante toda a semana cada escola vai realizar uma programação específica conforme a realidade daquele educandário”, disse Jéssica.

Como sugestão de atividades as escolas deverão ainda realizar pesquisas, palestras sobre o tema, concursos de redação, assistir vídeos educativos sobre a temática, entre outras.

O Núcleo Tecnológico (NTM), também parceiro da programação, vai disponibilizar o espaço do laboratório de informática das escolas para realização de atividades de pesquisa sobre águas subterrâneas.
Professor João Robero Feitosa

O professor Doutor João Robero Feitosa foi o convidado para palestrar sobre a temática desse ano. Ele ressaltou a importância de abordar o tema durante o ano todo.

“É importante que a gente fale sobre água, conheça, monitore durante o ano todo até porque como nós temos uma quantidade de água muito grande aqui na região amazônica nós relaxamos um pouco, mas nós precisamos cuidar até porque temos aqui, especialmente na região oeste já água de baixa qualidade, então é preciso que a gente cuide, monitore pra termos uma água de melhor qualidade”, pontuou o professor.

Robero lembrou ainda que a Ufopa já desenvolve um trabalho específico nesse sentido do cuidar da água. “A Ufopa já tem uma massa crítica consolidada de pessoas que estudam água tanto superficial quanto subterrâneas e a gente vem ajudando nessa reflexão, nas pesquisas que têm sido desenvolvidas sobre água na região amazônica”.

Sobre a Cartilha
A cartilha foi elaborada pela coordenação da Escola do Parque e foi lançada para subsidiar os alunos com informações que possam despertar a busca de mais conhecimentos e cuidados a serem observados quanto ao uso dos mananciais subterrâneos e a importância dos Aquíferos, como o de Alter do Chão, com volume total de 162 mil quilômetros cúbicos e considerado o maior do planeta.

A geógrafa e educadora ambiental da Escola do Parque Vera Pacheco explica como surgiu a ideia de lançar a cartilha.
“Surgiu a partir do momento que a equipe pedagógica da Escola do Parque pensou no tema atual 2022 e como levar para as escolas, pra sociedade. A cartilha é só um pontapé inicial, uma reflexão, a partir daí e de outros subtemas como águas subterrâneas, os aquíferos, o ciclo hidrológico, podem ser pesquisados e trabalhados em sala de aula”, disse Vera.
Titular da Semed Maria José Maia

“Esse ano fizemos questão de colocar no calendário letivo essa programação sobre o Dia Mundial da Água para que toda a Rede faça essa reflexão com nossos alunos sobre a importância da água na nossa vida. Nós temos o privilégio de vivermos e vivenciarmos no dia a dia da maior bacia hidrográfica do planeta, a nossa Bacia Amazônica, temos também a maior floresta equatorial do mundo então, nós enquanto cidadãos temos o dever de preservar isso, pra que a gente não tenha que sofrer pela falta dela. Água é vida”, destacou a Secretária de Educação Maria José Maia da Silva.




Portal do Carpê com informações Agência Santarém 

0 Comentários