Vídeo: PF destrói maquinários de garimpo e dispersa moradores com balas de borracha no Pará

Para combater a atividade ilegal em garimpos a Polícia Federal pôs em prática a operação "Caribe Amazônico"
Crédito: Reprodução/Redes Sociais/WhatsApp

Uma ação da Polícia Federal foi alvo de denúncias na manhã desta quinta-feira, 17, na comunidade garimpeira de Porto Rico, no município de Jacareacanga, na região sudoeste do estado. Moradores filmaram toda a ação dos policiais e, segundo eles, duas retroescavadeiras foram destruídas no local.

De acordo com as informações, os policiais teriam chegado por volta de 9h da manhã e agido de forma truculenta. Há relatos de moradores que disseram terem sido impedidos de entrar em suas próprias casas durante a ação policial.

“Eles não estão agredindo fisicamente os moradores, mas estão jogando bomba, atirando com bala de borracha, não deixa a gente se aproximar de nada, a gente tá tipo aprisionado aqui. Eles estão fazendo vandalismo aqui, eles vieram para destruir, não tem diálogo, não querem saber se tem criança, se tem idoso, não querem saber. Ninguém pode fazer nada” disse uma moradora. Ainda segundo informações, ninguém ficou ferido.

Os agentes federais utilizaram helicópteros e bombas de gás e balas de borracha para intimidar e dispersar quem esteve no local.

Veja:


Operação Caribe Amazônico

A Operação Caribe Amazônico, que foi deflagrada pela Polícia Federal (PF) para reprimir os garimpos ilegais no Rio Tapajós, deve durar toda a semana. A açã

o conta com a participação do Ibama, Funai, (PRF), Força Nacional de Segurança Pública, Marinha, Exército FAB e Bope PMDF.

Segundo informações da PF, a operação é decorrente de informações sobre a contaminação do rio Tapajós, que levaram à necessidade de ações imediatas nas regiões de Itaituba, Jacareacanga, Moraes de Almeida, Crepurizinho e Crepurizão.

A ação busca reprimir as atividades garimpeiras por meio da apreensão de materiais e destruição de maquinários. Fato que vem revoltando a classe garimpeira, assim como as autoridades que são a favor dos garimpos na região do Tapajós;principalmente quando os órgãos agem em locais que possuem licença de exploração expedido pelo município de Itaituba.

Com informações do Plantão 24h News.

0 Comentários