Prefeitura anuncia para 15 de fevereiro início do ano letivo 2022

A data e o modelo a ser adotado foram definidos em reunião na última sexta feira (4) com o Comitê Intersetorial
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), anunciou para o próximo dia 15 de fevereiro o início do ano letivo nas escolas da Rede municipal de ensino. As aulas se estenderão até 23 de dezembro. O calendário escolar de 2022 da Semed está em conformidade com a nota técnica do Conselho Nacional de Educação/Ministério da Educação que cita o retorno presencial às aulas e atividades educacionais como prioridade do país em relação à educação nacional de todos os níveis, considerando os déficits de aprendizado constatados desde o ano de 2020.

No entanto, ainda segundo a nota, é absolutamente necessário adotar providencias, ainda que temporárias e de curto prazo, para garantir a segurança das comunidades escolares, estudantes, professores e funcionários, suas famílias e do conjunto da sociedade inclusiva.

Por conta disso, o comitê intersetorial, formado por diversas entidades representativas como Conselho Municipal de Educação (CME), Sindicato dos Profissionais das Instituições Educacionais da Rede Pública Municipal de Santarém (Sinprosan), Câmara de Vereadores através da Comissão de Educação, Secretaria Municipal de Trabalho e Assitencia Social (Semtras) e Secretaria de Saúde (Semsa), reuniram na última sexta-feira (4) na Semed para definir o modo de retorno das atividades letivas do ano 2022.

Conforme decisão do comitê, o primeiro semestre será semipresencial, intercalado e não obrigatório, nos moldes do ano 2021 com a diferença de que esse ano todos retornam, desde a Educação Infantil (Berçário) até o 9º ano.
Haverá sistema de rodízio e será obrigatória a apresentação da carteira de vacinação pelo menos até o final do primeiro bimestre.

De acordo com a nota técnica, o início do ano letivo se dará da seguinte forma.

Quanto ao número de alunos:

1. Turmas com até 15 alunos: retorno completo de todos os alunos (ensino presencial e não presencial – com uso de estudos dirigidos)

2. Turmas com mais de 15 alunos: Divisão da turma em dois grupos (ensino presencial e não presencial – com uso de estudos dirigidos)

6. Educação Infantil (Berçário ao Pré II):

1. Para turmas divididas parciais: Cada grupo terá uma semana de atividades

presenciais e outra semana de atividades não presenciais.

2. Turmas divididas integrais: Um grupo pela manhã e o outro grupo a tarde.

7. Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano):

1. Para as turmas divididas: aulas para cada grupo 2 dias na semana alternados ou consecutivos de segunda a quinta-feira. Às Sextas-feiras serão dedicadas aos alunos com necessidade de reforço escolar independente do grupo de atividades.

8. Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano):

1. Para turmas divididas: Cada grupo terá uma semana de aulas presenciais e outra semana de aulas não presenciais.

A nota já foi enviada aos gestores com as definições à cerca do calendário escolar 2022.

A secretária de educação de Santarém, Maria José Maia destacou a decisão tomada em conjunto com o comitê intersetorial e o compromisso com a segurança dos alunos.

“A Secretaria de Educação durante toda pandemia adotou a decisão de não tomar decisão unilateral e nós enquanto Semed em conjunto com o comitê inter setorial elaboramos essa nota técnica pra respaldar os gestores sobre os procedimentos e normas que deverão ser adotadas para esse primeiro semestre. Estamos otimistas em relação a esse início de ano letivo, toda essa organização de aulas semipresenciais diz respeito apenas ao primeiro bimestre e será um processo de avaliação, estaremos atentos, fazendo um levantamento sobre a opinião dos pais em relação ao retorno semipresencial ou 100% presencial e mais pra frente faremos uma nova reunião com o comitê para avaliar o cenário local em relação à pandemia e se será possível o retorno completo das atividades escolares para o segundo bimestre nas Unidades Escolares do município”, disse a Secretária.

Portal do Carpê com informações Agência Santarém

0 Comentários