Pará tem terceiro pior desempenho da vacinação em crianças de 5 a 11 anos


Crédito: José Cruz/Agência Brasil

No Brasil, o ritmo da imunização infantil contra a covid-19 segue lento em estados cujo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a esperança de vida ao nascer são menores, de acordo com detalhamento de uma nota técnica enviada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgada na última quarta-feira, 16. Ainda de acordo com os dados, o estado do Pará está entre os últimos estados brasileiros que menos vacinou crianças na faixa etária de 5 a 11 anos, com 11,69%.

A vacinação no território paraense começou no dia 15 de janeiro, acompanhando os demais estados brasileiros e segundo o documento preparado pelos pesquisadores do Observatório Covid-19 da Fundação avaliam, a cobertura vacinal de cada estado pode estar ligada a vulnerabilidade social que determina a aplicação das doses em crianças. O documento aponta ainda que, todos os estados da Região Norte encontram-se abaixo da média nacional.

No Pará, 1.151.403 crianças nesta faixa etária estão aptas a vacinação, porém, até esta sexta-feira, 18, de acordo com dados do Vacinômtero divulgados pela Secretaria de Saúde Estadual (Sespa), somente 133.061 se vacinaram até o momento.

Ainda de acordo com a Secretaria, 2,6% dos casos de covid-19 registrados no estado, desde o início da pandemia, foram entre crianças de 5 a 11 anos de idade. Ao todo, foram 16.652 infecções e 16 óbitos pela doença até início de janeiro deste ano.

Conforme observou a Fiocruz, a cobertura vacinal com a primeira dose pediátrica é menor onde há maior desigualdade de renda, pobreza e internações por condições de saúde que podem ser controladas por acompanhamento na atenção básica.

DADOS

Segundo a Fiocruz, as Unidades Federativas, somente sete possuem cobertura de primeira dose maior que a média nacional (21%): Rio Grande do Norte (32,6%), Sergipe (23,9%), Espírito Santo (21,9%), São Paulo (28,1%), Paraná (28,6 %), Rio Grande do Sul (23,2%) e o Distrito Federal (34,6%).

Já o pior desempenho está no Amapá, com apenas 5,3% da população na faixa etária entre 5 e 11 anos vacinada. Seguindo o índice de pior desempenho, temos o Acre com 8,27% e o Pará, com 11,69%.

Confira a nota técnica da Fiocruz sobre os dados da vacinação infantil no país clicando aqui.

0 Comentários