Obras do Residencial Moaçara devem ser retomadas em março, anuncia prefeito de Santarém

Anúncio foi feito nesta terça-feira (22) após reunião com Departamento de Habitação da Caixa Econômica, em Brasília.
Residencial Moaçara I e II, em Santarém — Foto: Drone/TV Tapajós

Deve ser assinada ainda em fevereiro, a ordem de serviço para retomada das obras do Residencial Moaçara I e II, que estão paralisadas há quase 5 anos em Santarém oeste do Pará. O anúncio foi feito pelo prefeito Nélio Aguiar (DEM) em redes sociais nesta terça-feira (22), após reunião com diretoria do Departamento de Habitação da Caixa Econômica Federal, em Brasília.

"Fomos informados pela Caixa Econômica que o Ministério de Desenvolvimento Regional já aprovou orçamento e autorizou liberação de R$ 21 milhões para retomada e conclusão das obras do residencial. Já tem uma empresa selecionada pela Caixa e a ordem de serviço deve ser assinada ainda em fevereiro, para que em março as obras sejam retomadas. Esse é uma luta que está sempre na nossa pauta em prol do povo santareno", disse Nélio.

O residencial tem 1.408 unidade habitacionais. A conclusão da obra é aguardada por milhares de pessoas que se inscreveram para o processo de seleção que será realizado pela Caixa Econômica conforme os critérios do sistema de habitação.

Em 2019, o Trabalho Técnico Social (TTS) contabilizou 7.039 inscritos no programa, sendo que desses, 5.114 estão aptos para serem encaminhados à avaliação da Caixa Econômica para seleção das pessoas que serão contempladas com os apartamentos.

No mês passado, o estado de abandono e depredação em que encontra o Residencial Moaçara foi tema de reportagem no programa "É De Casa". Muitos dos apartamentos foram saqueados. Do local foram levadas louças dos banheiros, fiação elétrica e tomadas. Há muitas janelas quebradas e pedaços de forro pendurados.

Ampliação do aeroporto

Em Brasília, o prefeito Nélio Aguiar também reuniu com o secretário nacional de Aviação Ronei Glanzmann, onde tratou sobre a ampliação do aeroporto de Santarém.

"O projeto já está sendo avaliado pelo Tribunal de Contas da União e a previsão é que em junho entre para os lotes de leilão. O Aeroporto Wilson Fonseca está no mesmo lote que o Aeroporto de Congonhas o que favorecerá ainda mais. Um investimento de R$ 286 milhões para ampliação e construção de pontes de embarque de Santarém", relatou.

Para Nélio Aguiar, a ampliação do aeroporto de Santarém representa fortalecimento do turismo e a geração de renda na cidade.

Fonte G1 Santarém 

0 Comentários