Micro e pequenas empresas foram as que mais geraram empregos em 2021 no Pará


Crédito: Reprodução/Ascom Caged

As Micro e Pequenas Empresas (MPE) foram as que mais geraram oportunidades de emprego no Pará, no ano de 2021, segundo estudo do Sebrae. O trabalho foi realizado com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e levou em conta a taxa de empregos gerados de janeiro a dezembro do ano passado.
No ranking nacional, segundo a taxa de empregos gerados, o Pará é o segundo colocado na geração de empregos pelas micro e pequenas empresas, tendo como base comparativa o número por mil empregados, indicador que permite comparar estados com número populacional distintos. Os dados apontam, ainda, que em 2021 o Pará obteve uma taxa de 187,22 empregos por 1000 empregados nas MPE.

Além disso, as micro e pequenas empresas geraram um saldo acumulado de empregos de 65.077 admissões no ano, ou seja, no período de janeiro a dezembro de 2021. Já as Médias e Grandes Empresas (MGE), no mesmo período, tiveram saldo acumulado de apenas 5294 admissões no estado.

“Os resultados do estudo são extraordinários, tanto para o Pará, quanto para a região Norte. O Pará ter ficado em segundo lugar no ranking nacional demostra a força que as micro e pequenas empresas têm e o eu papel importante para a economia do estado”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.

"As pessoas começaram a pensar mais na higienização dos carros, com o cenário da pandemia, o que fez com que a procura pelo serviço aumentasse. Assim, tive que fazer novas contratações, para poder suprir essa necessidade.", explica Klabin Almeida, proprietário da empresa Estetikar, que trabalha com higienização de veículos, que contratou três pessoas para reforçar o time do negócio em 2021.




“Desde o início da pandemia, tive apoio do Sebrae, com cursos e consultorias voltados para o meu segmento. Tive oportunidades de aprimorar marketing, gestão, melhorias de processos, entre outras ferramentas importantes para ajudar no processo”, pontua o empresário que recebeu suporte para organizar o empreendimento.

“Esse é o papel do Sebrae, orientar os pequenos negócios para que eles se lancem no mercado de maneira planejada”, destaca Magno.

Outros dados

No contexto da região Norte, os estados de Roraima e Amazonas também se destacaram, ficando, respectivamente, nos primeiro e terceiro lugares no ranking de estados que mais tiveram admissões nas micro e pequenas empresas no Brasil. Roraima teve uma taxa de 196,64 empregos por 1000 e Amazonas registrou uma taxa de 177,96 admissões por 1000 empregados por meio das micro e pequenas empresas.

Junho de 2021 foi o período com maior geração de empregos pelas micro e pequenas empresas no Pará, quando foi verificado um saldo de 8.063 novas vagas. Já o mês com o pior desempenho, como vem sendo verificado em outras edições de estudos, foi dezembro, ficando com saldo negativo equivalente a 2.871 demissões. Nas médias e grandes empresas, o melhor mês foi maio, com 3.110 admissões, e o pior também foi dezembro, quando foi registrado um saldo negativo nas contratações, com 4.158 demissões.

Com informações da Ascom Caged.

0 Comentários