Indígenas liberam trânsito na Transamazônica após dois dias de protesto


Crédito: Divulgação/ PRF

Manifestantes indígenas liberaram definitivamente o trânsito na rodovia, BR-230, a Transamazônica, na tarde desta quarta-feira, 16, após uma série de protestos contra a empresa Norte Energia, responsável pela Hidrelétrica de Belo Monte, iniciarem na manhã de ontem.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), alguns manifestantes devem seguir para a sede da Funai, em Altamira, onde será realizada uma reunião para ouvir as reivindicações.

Os indígenas alegam que as condições do plano Básico Ambiental, estabelecidas na construção da Hidrelétrica, não estão sendo cumpridas. Entre elas está a implantação de uma unidade de proteção de aldeias na região da usina.

Indígenas voltam a bloquear trânsito em protesto na Transamazônica

Em nota, a Norte Energia alegou que “mantém diálogo permanente e aberto com os Povos Indígenas do Médio Xingu, que se dá de forma estruturada, respeitosa, inclusiva e participativa por meio de interações diárias mantidas pelo Programa de Comunicação e também de reuniões tripartites, que envolvem a participação de representantes indígenas e do órgão indigenista para discussão e análises das ações em execução".

0 Comentários