Em frente à sede do ICMbio, garimpeiros reclamam de ações de combate a crimes ambientais no Pará

Grupo se mobilizou após ações ambientais de combate a garimpos ilegais na região do rio Tapajós. Força Nacional de Segurança tem atuado na região sudoeste do Pará.
Grupo pró garimpo faz protesto contra fiscalizações ambientais em Itaituba, no Pará

Garimpeiros se mobilizaram em Itaituba, no sudoeste do Pará, contra as fiscalizações ambientais na região. Um grupo manifesta na balsa que dá acesso à cidade, enquanto outro, ficou em frente à unidade do Instituto Chico Mendes (ICMBio).

Eles são contrários à presença de agentes da Força Nacional na região em operações de combate a garimpos ilegais. As ações de fiscalizações contra crimes ambientais ocorrem com apoio da Polícia Federal.

As operação atuais ocorrem em terras indígenas e em regiões próximas ao rio Tapajós e inutilizaram equipamentos dos garimpeiros.

Com o protesto, alguns agentes da Força Nacional estão atuando para garantir a segurança da sede do Instituto Chico Mendes.

Não foi detalhado pelas autoridades se houve algum tipo de bloqueio à sede do ICMbio, tentativa de invasão ou se o trabalho do ICMbio foi afetado. O g1 solicitou informações sobre a operação e os protestos ao ICMbio e autoridades envolvidas, mas não recebeu retorno. A Polícia Civil do Pará diz que não recebeu denúncias sobre os protestos.

Em nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) informou que a "Força Nacional de Segurança Pública atua região de Itaituba desde janeiro em apoio ao ICMBio".

O trabalho é focado em "ações de proteção ambiental nas áreas de atuação do órgão, com ênfase no combate ao desmatamento, extração ilegal de minério e madeira, invasão de áreas federais e combate aos incêndios na vegetação".

Leia mais:

Agentes da Força Nacional apoiam operação de combate ao garimpo ilegal em Jacareacanga, no Pará
Garimpo e desmatamento causaram mudança de cor da água de rio em Alter do Chão, diz PF
Operação da PF é deflagrada para reprimir crimes ambientais que impactam Alter do Chão, no PA

Fonte G1 Pará 

0 Comentários