Com baixa procura, Santarém tem apenas 12% do público infantil vacinado contra a covid-19

A estimativa para a faixa etária é de 42.326 mil pequenos entre 5 e 11 anos no município.
A imagem mostra uma criança sendo imunizada para covid-19 (Andria Almeida/ O Liberal)

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) apontam que em 20 dias de ações para imunizar a faixa etária de 5 a 11 anos, apenas 5.057 crianças receberam a dose do imunizante, o que corresponde a 12% do público-alvo. A estimativa para a faixa etária é de 42.326 mil pequenos entre 5 e 11 anos no município.

A enfermeira Kátia Moura, da rede de frio do município, aponta que a baixa procura do público infantil deve estar relacionada a fake News. “Acredito que as falsas notícias de que a vacina causa danos à criança. Estamos diariamente realizando política de saúde pública em todos os meios de informação e com nossas equipes de saúde que atuam na ponta, mesmo assim temos baixa procura”, lamentou.

A campanha de vacinação para este grupo começou no dia 18 de janeiro no município de Santarém, inicialmente para os pequenos na faixa etária de 5 a 11 anos com comorbidades, que continua, posteriormente foi ampliada para o público infantil sem comorbidades.
Onde vacinar os pequenos?

Até a sexta-feira (11), crianças de 5 a 11 anos podem se dirigir até a sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), localizada na Avenida Presidente Vargas, 2948, Bairro Fátima, das 8h às 14h. Às sextas-feiras, das 8h às 16h.

Outro ponto de vacinação para o público infantil é nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

Nas Unidades Básicas a Semsa disponibiliza também doses para outras faixas etárias que ainda não iniciaram ou não completaram o ciclo vacinal com duas doses e aqueles que estão em busca da dose de reforço (terceira dose), sempre das 13h às 16h.
Documentos necessário para vacinação

A criança deve estar acompanhada do responsável - que deve portar documento com foto - e não ter tomado qualquer vacina nos últimos 15 dias. Na atual etapa, a vacinação contra a covid-19 está disponível para todas as crianças de 5 a 11 anos.

Fonte Oliberal 

0 Comentários