Assassino que matou vítima com 13 facadas em Santarém é foragido da Justiça


Durante coletiva de imprensa na manhã de última sexta-feira (4/2), a titular da Delegacia Especializada em Homicídios, Delegada Raísa Beleboni, informou que Daniel de Jesus Cardoso, acusado de matar a facadas Zaqueu Francisco Gonçalves da Silva, é considerado foragido da Justiça.

Ainda na sexta-feira, 4, a polícia deu cumprimento a medidas judiciais em busca do acusado que não foi localizado no endereço da família, que inclusive, mudaram da residência e também não foi encontrado em um segundo endereço. “Nós representamos ao Poder Judiciário diante dos elementos produzidos, a decretação da prisão preventiva do Daniel, bem como a busca e apreensão nos dois imóveis para que ele fosse localizado. Também fomos em busca da motocicleta utilizada na ação criminosa e das vestes utilizadas por ele na data do fato”, disse Beleboni.
Titular da Delegacia Especializada em Homicídios, Delegada Raísa Beleboni.

A delegada destaca ainda que embora entenda-se que ocorra uma revolta da sociedade em geral pelo fato do acusado não ter sido preso imediatamente, ela explica que não houve prisão, pois já havia passado o período do flagrante. “A única possibilidade de prisão neste caso é através de mandado judicial. Na data que o Daniel foi ouvido nós não tínhamos ainda a decisão da Justiça autorizando a sua prisão, o Daniel compareceu acompanhado de advogados e optou por fazer uso do direito constitucional e permaneceu em silêncio, ele não trouxe nenhuma informação sobre o fato criminoso”.

A titular da Homicídios finalizou a entrevista pedindo auxílio da população. Para quem tiver “pistas” sobre o possível paradeiro do acusado, repasse as informações às autoridades policiais. Após conclusão das investigações, o inquérito será encaminhado ao Poder Judiciário para início da ação penal.

O crime

Na manhã do dia 14 de janeiro de 2022, Zaqueu Francisco Gonçalves da Silva, 26 anos, estava a caminho do trabalho quando foi abordado e morto com várias facadas, na rua Caleb Castro com Avenida Curuá-Una, bairro Jaderlândia, em Santarém.

Câmeras de vigilância das proximidades capturaram imagens do acusado e vítima trafegando na mesma direção em veículos distintos. As motocicletas colidem lateralmente, em seguida a vítima desce da moto, sai correndo, mas é alcançado pelo homicida que desfere 13 golpes de faca, atingindo a região da cabeça, pernas e barriga.

Segundo a delegada, ao longo das investigações foi apurado que Zaqueu foi morto após uma discussão ocorrida na noite de natal envolvendo o irmão do Zaquel e a irmã do Daniel que mantinham um relacionamento na época.

“Em razão desta discussão, os dois chegaram a em entrar em luta corporal na noite de natal gerando essa desavença, que culminou no crime de homicídio. Nós identificamos que o crime foi praticado por motivo torpe em razão da vingança de matar de maneira premeditada e com emprego de recurso que impossibilitou a defesa do ofendido”, finalizou Beleboni.

Por Diene Moura

O Impacto – Colaborou Lorenna Morena

0 Comentários