Anvisa recebe 10 pedidos de registro de autotestes para covid-19; quatro já estão em análise


Crédito: Walterson Rosa/MS

Desde a última segunda-feira, 31, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já recebeu 10 pedidos de registro de autotestes para covid-19, protocolados por oito empresas. O uso e a venda dos exames foram autorizados pelo órgão regulador na última semana e desde então, quatro já estão em análise pela agência.

Entre os produtos na fila, há autoexames de coleta de swab nasal e de saliva. Enquanto quatro pedidos já estão sendo avaliados, os outros pedidos recebidos pela agência aguardam o início das análises e o retorno pela área responsável na Anvisa. Junto com a agência, as documentações dos pedidos também são avaliadas pelo Instituto Nacional de Controle em Qualidade de Saúde (INCQS), que comunicou nesta quarta-feira, 2, que “Os autotestes para covid são avaliados pelo INCQS para confirmação de desempenho, de forma independente. A norma exige sensibilidade e especificidade mínimas, de 80% e 97% respectivamente. A exigência é dada para esses testes, pois eles são destinados ao público leigo, existindo maior assimetria de informação do que os testes profissionais”, informou.

As empresas que já enviaram pedidos são:Okay Technology, Medlevenshon, LMG Lasers, Nutriex, Ebram Produtos Laboratoriais, Hi Technologies, Abbott Diagnósticos e Kovaent do Brasil. Embora a Anvisa tenha liberado os autotestes na última sexta-feira, 28, a venda em todo o país só será permitida para empresas aprovadas pela agência.

Com informações do Metrópoles

0 Comentários