Ação de integração com profissionais de saúde dá início aos trabalhos do Abaré I

Primeira missão de 2022 terá início na madrugada desta terça-feira (8)
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou nesta quarta-feira (2), a 1ª ação de integração com os membros da equipe que atua na Unidade de Saúde da Família Fluvial Abaré I.

O evento ocorreu na própria embarcação, que está ancorada no Porto da Vera Paz, no Campus Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

Estiveram presentes o prefeito Nélio Aguiar e a secretária municipal de saúde Vânia Portela.

Durante o evento, que já é uma tradição antes de cada viagem, os profissionais que atuam na missão de atender a população ribeirinha se reúnem no Abaré para alinhar os preparativos da viagem. Desde de 2020 a parceria Ufopa e Semsa garante atendimentos da atenção básica e de algumas especialidades

"Todo começo de expedição a gente faz esse acolhimento da equipe, tanto de marinheiros, como profissionais da saúde e voluntários, sendo uma forma de promover a integração dessas pessoas que vão passar 10 dias atuando nos atendimentos. É a integração de todos os membros da equipe que faz a parceria se fortalecer e gerar bons frutos” conclui Dirceu Costa, gestor do Abaré.
Legenda da foto: A Ação de integração deu início aos trabalhos do Abaré I.

Ao todo, a unidade conta com 19 profissionais dentre médicos, enfermeiros e técnicos, cedidos pela Semsa. Além da equipe de saúde, a unidade conta com seis tripulantes: piloto, maquinista, 3 marinheiros e 1 cozinheira.

O Abaré I disponibiliza para as comunidades ribeirinhas consultas médicas, de enfermagem e odontológica, testes rápidos, coleta de PCCU, vacinas de rotina, contra a influenza e contra a covid-19. Os atendimentos ocorrem após triagem feita pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que identificam e orientam os pacientes das comunidades visitadas a irem até a unidade.

A primeira missão de 2022 terá início na madrugada desta terça-feira (8) com destino a comunidade de Vila Franca.
Legenda da foto: O Abaré leva assistência à diversas comunidades.

"Estamos aqui para reafirmar nosso compromisso com a Universidade, uma vez que o nosso objetivo em comum é levar saúde para a população ribeirinha para garantir atendimento a essa população Quando a gente une esforços, nos tornamos mais fortes para garantir que Abaré esteja presente nas comunidades”, destaca o Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar.

Parceiros da missão

As viagens do Abaré são fruto de uma iniciativa que envolve a parceria com a Ufopa por meio de uma gestão compartilhada. O Instituto de Saúde Coletiva (ISCO) disponibiliza 4 alunos da residência multiprofissional de saúde da família com o objetivo de contribuírem com os atendimentos realizados durante a expedição. Profissionais da Santa Casa de São Paulo e da Organização Não Governamental Zoé também apoiam a missão.

Portal do Carpê com informações Agência Santarém 

0 Comentários