Samu afasta 17 profissionais após testarem positivo para a Covid-19 em Santarém


Crédito: Reprodução sociais 

O número de profissionais da saúde infectados pela Covid-19, que atuam no Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), em Santarém, oeste paraense, já compromete 29% da força de trabalho do local. Os casos começaram a ser notificados na quinta-feira (20) e o número de positivados para a doença já chega a 17. Todos foram afastados imediatamente de suas funções.

Segundo o diretor da unidade, Tardelio Torquato, na manhã de quinta-feira (20) oito profissionais testaram positivo para a covid-19, já na tarde desta sexta-feira o número de contaminados totalizou 17 casos, já que houve 9 novos casos identificados. Ao todo o Samu possui 58 colaboradores.

Apesar da necessidade de afastamento para evitar a contaminação dos demais colaboradores e dos usuários do serviço, os positivados apresentaram apenas sintomas leves.

Entre os profissionais infectados, a maioria são enfermeiros e técnicos de enfermagem, que têm contato direto com pacientes com o vírus diariamente.

Não foi a primeira vez

De acordo com o coordenador da unidade, Joziel Colares, não é a primeira vez que profissionais são afastados em massa por conta de infecção pelo vírus. Em 2020, início da pandemia, 45 dos 58 profissionais que atuam na unidade de Santarém foram afastados. No ano seguinte, apenas um profissional precisou se afastar por conta da doença.

Fonte: O Liberal

0 Comentários