Prefeitura de Santarém resgata filhote de peixe-boi

Esse foi o primeiro resgate de 2022.A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), resgatou nesta segunda-feira (31), um filhote de peixe-boi.

O animal foi capturado por moradores durante a pescaria. Ao perceberem que se tratava de peixe-boi, os mesmos acionaram a Semma para o resgate.

O salvamento durou cerca de 1h, entre ida e vinda de Santarém até a Comunidade de Piracãoera de cima, região de várzea, já às margens do Rio Amazonas.

“O órgão ambiental ele tem esse elo de informações com as comunidades da região e com as lideranças comunitárias, então, sempre que tem uma ocorrência, eles nos comunicam. O trajeto foi tranquilo e utilizamos algumas técnicas pertinentes para fazer o resgate com segurança, prezando sempre a saúde do animal”, esclareceu Arlen Lemos, agente de fiscalização da Semma.

Esse é o segundo peixe-boi que Dona Maria Juscelino resgata. “Meu esposo deixou a malhadeira para pegar surubim, quando ele foi ver de manhã, já encontrou o filhote. Ano passado a gente também encontrou, mas era maior de que esse. A gente sempre tem o cuidado de entregar, porque a gente fica penalizado de ver os bichinhos por aí”, afirmou a moradora.

Legenda da foto: Os comunitários colocaram o filhote dentro da caixa d'água enquanto aguardavam o resgate.

Vitória, como foi carinhosamente chamada, pesa cerca de 20kg e mede 115cm. O filhote, que recebeu os primeiros atendimentos da equipe da Semma, foi levado ao ZooUnama, onde passou por exames e onde deve ficar pelos próximos anos, até que esteja apta à soltura.

“Ela aceitou bem a primeira mamada e está em período de observação. Nas próximas 72h é que podemos fazer um diagnóstico se ela vai ter condições de ser totalmente recuperada ou não. Outra coisa interessante é que esse filhote apresenta vestígios de cordão umbilical, isso quer dizer que é um filhote de 4 a 5 semanas” disse Jairo Moura, médico veterinário do Zoo.

Legenda da foto: No Zoo, Vitória recebeu a primeira mamada.

Para o secretário da pasta, João Paiva, trabalhos como esse são de extrema importância e têm toda a atenção dos fiscais ambientais. “A secretaria de meio ambiente, através de seus fiscais, sempre disponíveis, a qualquer momento em que são chamados para fazer o resgate desses animais que são muito importantes e os comunitários também têm essa preocupação, né, de quando colocam malhadeira, não permitirem que mate os animais, eles querem que eles sejam trazidos, para que seja prestado os primeiros socorros e depois devolvidos à natureza”, ressaltou o secretário

Portal do Carpê com informações Agência Santarém 

0 Comentários