Prefeitura de Santarém e Governo do Pará realizam testagem em massa para covid-19

Sete pontos estarão disponíveis em Santarém e Alter do Chão
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em parceria com o Governo do Estado vai realizar uma ação de testagem em massa da população para a covid-19. Os testes rápidos estarão disponíveis em sete pontos nos dias 26 a 30 de janeiro, das 8h às 18h.

Para pessoas sem síndromes gripais os pontos são: os ginásios das escolas municipais Maria Amália (Mapiri), Padre Manoel (Prainha), Joaquim Cavalcante (Santo André) e Escola Borari (Alter do Chão).

Já para os pacientes com sintomas de síndromes gripais, estarão disponíveis atendimentos e testagem nas Unidades Descentralizadas de Saúde (USD): Nova República, Santarezinho e Casinha do Papai Noel.

“Estamos disponibilizando estes pontos para que vocês possam fazer o teste, independente de ter os sintomas gripais ou não. Quem tiver interesse vai ter a oportunidade de fazer a testagem até domingo. Vamos juntos testar e vacinar, cuidando do nosso povo nesse enfrentamento da pandemia de covid-19”, destacou o Prefeito Nélio Aguiar.

A ação faz parte da estratégia montada para conter o avanço da covid-19 em todas as regiões do estado. O objetivo é ofertar o teste por antígeno, com resultado em até 15 minutos. Esta técnica de testagem consiste no reconhecimento do antígeno (uma parte da estrutura do vírus) em amostras coletadas por swab de nasofaringe.

“Ao todo serão 7 pontos espalhados pela cidade com o objetivo de dar mais oportunidade para que a população faça o teste e que assim tenhamos um controle mais efetivo sobre os novos casos registrados e que essas pessoas positivadas possam ter acesso ao atendimento adequado”, informou Vânia Portela, titular da Semsa.

Portal do Carpê com informações Agência Santarém 

0 Comentários