Prefeitura de Mojuí dos Campos começa a vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19; veja ordem de prioridade

A primeira fase contempla crianças com deficiência ou com comorbidades e crianças de 9 a 11 anos sem comorbidades. A vacinação ocorre na zona urbana e na zona rural.
Criança é vacinada contra a Covid-19 no município de Mojuí dos Campos. (Foto: Semsa/PMMC)

A Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) recebeu a primeira remessa de doses pediátricas da Pfizer e começou oficialmente na quinta-feira (20) a vacinação de crianças de 5 a 11 de idade contra a Covid-19. A primeira fase contempla crianças dessa faixa etária com deficiência permanente ou com comorbidades, e crianças de 9 a 11 anos sem comorbidades.

"O município recebeu cento e dez doses nessa primeira remessa, vamos intensificar a vacinação no município, fazer busca ativa, e também levar a vacina para o interior. A Secretaria de Saúde está empenhada, os profissionais de saúde estão preparados para imunizar as crianças. Convocamos os pais ou responsáveis a irem aos nossos pontos de vacinação", afirmou o secretário municipal de saúde, Glayton Rodrigues.

"Esse é mais um passo importante no combate à pademia, que é a vacinação de nossas crianças. As crianças são o futuro do nosso município, do nosso estado, do nosso país e elas merecem toda nossa atenção especial. Quero agradecer a todos os profissionais de saúde que estão empenhados nessa missão de imunizar a nossa população. A vacina salva vidas", declarou o prefeito Marco Antônio Lima.

Ordem de prioridade
O Ministério da Saúde envia uma nota técnica aos municípios para que cumpram a ordem de prioridade na imunização infantil. Crianças na faixa etária de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou com comorbidades serão as primeiras. Depois serão imunizadas as crianças sem comorbidades, em ordem decrescente de idade, de acordo com a disponibilidade de doses que são enviadas ao município.

Pontos de vacinação
A vacinação de crianças contra a Covid-19 está sendo feita na Unidade Básica de Saúde do bairro Esperança, no horário de 14h às 16h. É necessário esperar a convocação do público por faixa etária. A Secretaria Municipal de Saúde informa dias e horários pelas redes sociais da Prefeitura (Facebook, Instagram e WhatsApp). A vacinação é por ordem de chegada e não é necessário senha ou agendamento.

Além da zona urbana, a vacinação infantil contra a Covid-19 chegará aos locais mais remotos do município. Uma força tarefa já foi organizada pela Secretaria de Saúde e reunirá dezenas de profissionais de saúde. O desafio será imunizar crianças das 134 comunidades do interior, incluindo a região ribeirinha. Nesses locais, a vacinação vai seguir um cronograma estabelecido pelo setor de Imunização da Semsa.

Por Adonias Silva
Assessoria de Comunicação - ASCOM

0 Comentários