Preço dos veículos deve cair a partir do segundo semestre de 2022, aponta levantamento

 
Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

De acordo com relatório da Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores) divulgado neste domingo, 9, o preço de veículos no Brasil deve reduzir a partir do segundo semestre deste ano.

O vice-presidente da Fenauto, José Everton, comenta que a queda nos preços dos carros deve ser observada “a conta-gotas”, de forma lenta e gradual. Ele explica que nos primeiros 6 meses de 2022 a alta demanda deve seguir principalmente para usados: "A demanda por veículos deve permanecer forte, mas teremos uma melhora na questão da oferta de veículos (ao longo do ano)”, afirmou.

O mercado de automóveis sofre uma crise mundial de oferta e demanda por carros novos, gerada pela pandemia. No Brasil, a situação trouxe resultados na comercialização de carros usados e seminovos no último ano, que tiveram aumento de 17,8% em comparação com 2020. Ao todo, foram 15.106.724 automóveis comercializados.

Fatores como a queda na renda da população e paralisação na fabricação dos veículos devido as medidas de restrição em postas pela pandemia foram responsáveis pela escalada nos preços. Os preços subiram até 33,5% entre os carros mais buscados, e 8% entre os menos procurados. No geral, a média foi de alta de 22,8% de veículos seminovos. “Foi muito além do que podíamos imaginar”, disse Everton.

Com tudo mais alto, os valores do IPVA também devem encarecer. “Os IPVAs de 2022, todos foram precificados com os valores do fim de 2021, então nós vamos ter uma elevação bem significativa no geral”, afirmou Everton.

Com informações do Poder 360

0 Comentários