PF abre inquérito para apurar mudança na cor das águas em Alter do Chão

A PF enviou peritos para a região e deve fazer um sobrevoo nesta segunda-feira
Crédito: Reprodução/Polícia Federal

A Polícia Federal abriu um inquérito para investigar os motivos da alteração na tonalidade das águas no rio Tapajós, na vila balneária de Alter do Chão, oeste do Pará. A investigação foi instaurada na última quinta-feira, 20.

A PF enviou peritos para a região e deve fazer um sobrevoo nesta segunda-feira, 24, com duas aeronaves do ICMBio (Instituto Chico Mendes).

Além da Polícia Federal e do ICMBio, a comitiva será composta por integrantes do Ministério Público, técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), além de pesquisadores da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

O objetivo da vistoria é analisar, entre outros pontos, a extensão da mancha que mudou a coloração do Rio Tapajós. Os peritos também vão coletar amostras da água turva em diferentes pontos do rio para posterior análise e laudo pericial.

Técnicos do Ibama e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) iniciaram uma inspeção de emergência no rio Tapajós, na última quarta, 19.

Amostras foram coletadas e encaminhadas para análise após a água apresentar coloração turva, não característica na região, conhecida como Caribe brasileiro.

0 Comentários