Helicóptero do Ibama usado contra garimpeiros é incendiado no Aeroclube de Manaus

Aeronave atuou na operação contra garimpeiros ilegais no Rio Madeira
Manaus (AM) – Um helicóptero que pertence ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi incendiado na madrugada desta segunda-feira (24), dentro do Aeroclube de Manaus, localizado na avenida Professor Nilton Lins, bairro Flores, Zona Centro-Sul de Manaus.

O responsável pelo local ligou para o Corpo de Bombeiros informando sobre o incêndio. Ele disse aos militares que dois homens invadiram o aeroclube e atearam fogo no helicóptero. Os autores do crime não foram encontrados. A aeronave ficou totalmente destruída.

O helicóptero do Ibama incendiado foi usado durante operação que apreendeu e destruiu balsas usadas no garimpo ilegal no Rio Madeira e o crime pode ter ligação com a ação realizada no final do ano passado.

Em novembro, vídeos publicados em redes sociais mostram a chegada de grupos de garimpeiros no Rio Madeira, no interior do Amazonas, local onde estão centenas de embarcações usadas para extração ilegal de ouro.

Garimpo Ilegal

O impacto de cenas como as da floresta amazônica rasgada por crateras na reserva indígena Yanomami, no extremo norte do Brasil, ou centenas de balsas formando paredões no Rio Madeira, já próximo a Manaus (AM), traz para o centro do debate público a questão do garimpo no país.

Um dos motores da economia brasileira desde o período colonial, a mineração permanece um assunto mal resolvido, no qual as fronteiras entre o legal e o ilegal são turvas, e os dados sobre a dimensão do problema, incertos.

Garimpeiros ouvidos pelo Metrópoles reclamam do desinteresse do Estado em resolver a burocracia e da lentidão nos processos de licenciamento. Também dizem ser frequentemente taxados como bandidos e destruidores da natureza.
Mais notícias nas nossas redes sociais

0 Comentários