Governo decreta situação de emergência em 17 municípios paraenses


Crédito: Alex Ribeiro/Agência Pará

Devido o cenário de chuvas intensas que atingem as regiões do Araguaia, Carajás, Lago do Tucuruí, Tapajós e Baixo Amazonas, o governo do Pará decretou situação de emergência e, pelo menos 17 municípios já apresentaram algum tipo de prejuízo por conta da chuva ou das cheias dos rios e já constam na lista ddo decreto estadual.

Nesta segunda, 17, a Defesa Civil emitiu um alerta para risco de chuva na região metropolitana de Belém, nordeste , sudeste e sudoeste do estado e Baixo Amazonas.

A cidade em que a situação é considerada mais grave, é Marabá, sudeste paraense, com mais de 2,5 mil famílias atingidas, sendo que já estão 600 em abrigos, mais de 1,1 mil na casa de amigos e parentes e pelo menos 300 famílias que ainda não deixaram suas casas e se encontram isoladas no segundo piso de suas residências, quando são de altos e baixo.

No último boletim da Defesa Civil, o nível do Rio Tocantins, o principal da cidade, atingiu a marca de 13 metros, quase sete metros acima do nível normal. As cheias atingiram a cidade ainda em dezembro. No início deste mês, a prefeitura decretou situação de emergência.

O decreto estadual foi publicado no último final de semana no Diário Oficial e tem validade por 180 dias. O documento auxilia com subsídios às cidades, mas não há detalhes sobre liberação de recursos.

A PIOR CHEIA

De acordo com a Prefeitura de Marabá, esta é a pior cheia do mês de janeiro em 20 anos. Em algumas residências, o fornecimento de energia precisou ser desligado pela concessionária, por segurança.

Em Marabá, em alguns bairros o nível da água chegou na altura da fiação elétrica. As ruas onde passavam carros estão ocupadas por barcos e lanchas.

0 Comentários