Em Santarém, primeiro dia da vacinação contra covid-19 em crianças de 5 a 11 anos começa tímida

Confira a documentação necessária para levar os pequenos para se proteger da pandemia
Heitor chegou cedinho ao posto de vacinação e disse que ia tomar a vacina para o bem dele (Ândria Almeida / O Liberal)

O local onde começou a acontecer a vacinação em criancas de 5 a 11 anos, no município de Santarém, oeste do Pará, tem as primeiras horas de atendimento sem grande movimentação. Nesta terça (18/01), o “start” vacinal foi dado para os pequenos com comorbidades, deficiências permanentes e acamadas. A unidade de vacinação referência será o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Paulo Freire, localizado na avenida Barão do Rio Branco, bairro Jardim Santarém.

O pequeno Heitor Ferreira, de 7 anos chegou cedo para ser imunizado. O pai conta que ele estava com um pouco de medo da agulha, mas que estava aguardando ansioso esse dia chegar. “Estou muito feliz de trazer ele para tomar a dose da vacina. A gente sabe da importância da imunização. Eu, ele e nossa família queríamos viver esse o momento o quanto antes e hoje estamos aqui”, contou Carlos André Ferreira Silva, pai do Heitor.

A criança retorna as aulas na escola está semana e esse foi outro motivo que levou o pai a querer que o menino fosse imunizado. “ Fiz questão dele vacinar no primeiro dia, assim ele tem a volta as aulas mais seguro”, comemorou. Apesar da pouca idade e de fala tímida, Heitor Ferreira, falou da importância da imunização. “Para ficar bem”.

A Semsa pretende vacinar 2.410 crianças, os imunizantes foram entregues pelo Governo do Estado. Os responsáveis pelas pessoas que compõem o público infantil devem se deslocar até a Creche de segunda-feira a sexta-feira, no horário de 8h às 16h. A previsão é que essa primeira fase encerre até o dia 21 de janeiro, podendo ser estendido caso haja necessidade.
Documentos necessários para a vacinação

Para se vacinar, os menores devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis, que por sua vez, devem portar a carteira de vacinação do filho ou filha, além de um documento com foto do responsável.

Para comprovar a comorbidade será preciso ainda um laudo, atestado ou receita médica. A criança que tomou alguma vacina, qualquer que seja, só pode receber o imunizante contra a covid-19 após 15 dias.

Como estratégia de vacinação a Semsa também irá realizar vacinações itinerantes na Apae, Casa Azul, abrigo municipal, oncologia do Hospital Regional do Baixo Amazonas e outras unidades de saúde que tenham crianças hospitalizadas

Fonte: Oliberal

0 Comentários