Em Santarém, 8 profissionais do Samu testam positivo pra Covid-19 e são afastados do trabalho

De acordo com a coordenação do Serviço, os atendimentos não foram comprometidos com o afastamento dos servidores.
Ambulâncias na base do Samu em Santarém, oeste do Pará — Foto: Débora Rodrigues/Tv Tapajós/Arquivo

Oito servidores que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Santarém, oeste do Pará, precisaram ser afastados do trabalho por terem testado positivo para Covid-19 nos últimos dias, entre eles, o enfermeiro Joziel Colares, que coordena o Samu.

“Eu testei positivo hoje pra Covid. Mas graças a Deus eu estou tranquilo, só uma tosse que está incomodando, mas eu já estou medicado e fazendo todo o protocolo de isolamento. Além de mim, mais 7 profissionais do Samu testaram positivo e também foram afastados. Estão sendo acompanhados e medicados, e sendo monitorados. Nossa preocupação enquanto coordenação é que isso não atrapalhe o serviço”, disse Joziel Colares.

O coordenador disse ainda que de casa ele tem conversado com o coordenador interino para que o Samu não perca o pique de atendimento às ocorrências. E que a orientação é para que todos os servidores que apresentarem sintomas gripais sejam testados.

“A Secretaria de Saúde está ciente da situação e nos dando total apoio. Nós esperamos que isso passe logo e para que daqui há uns dias a gente possa voltar a atuar no que a gente mais gosta, que é salvar vidas”, destacou Joziel.

Essa não é a primeira vez que servidores do Samu precisaram ser afastados do trabalho por terem sido infectados pela Covid-19. No início da pandemia, em 2020, 45 dos 59 profissionais que atuam no Samu em Santarém testaram positivo para a doença e as escalas de trabalho passaram por ajustes para atender a demanda de ocorrências. Já em 2021, apenas um servidor testou positivo.

O coordenador do Samu credita o baixo número de infectados ao avanço da vacinação. “Todo o nosso pessoal foi vacinado e isso contribuiu muito, juntamente com os protocolos de biossegurança, para a redução do número de casos. E após a vacinação, os servidores que adoeceram não tiveram sintomas graves. Estamos vencendo, graças a Deus”, finalizou.

Quadro clínico

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Santarém confirmou que oito profissionais de saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram afastados por terem positivado para Covid-19.

De acordo com a Semsa, todos estão com sintomas leves, sendo acompanhados e permanecerão afastados por 10 dias, a partir do primeiro dia de sintomas indicado pelos pacientes.

"Informamos também que todos os colaboradores, que tenham algum sintoma gripal, passam por testes a fim de identificar os casos de Covid-19. Informamos ainda que as escalas de atendimento do Samu devem ser ajustadas e as baixas não prejudicarão os serviços ofertados pela unidade", diz a nota.

Fonte G1 Santarém 

0 Comentários