Casinha do Papai Noel é transformada em Unidade de Síndrome Gripal na Praça Barão de Santarém

Terceira unidade para atendimento de pacientes com sintomas gripais já está em funcionamento.
Unidade de Atendimento de Síndromes Gripais na Praça Barão de Santarém — Foto: Agência Santarém 

Diante da crescente demanda de pacientes com sintomas gripais nas unidades descentralizadas na UBS Nova República e UBS Santarenzinho, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) decidiu pela instalação de mais um ponto de atendimento que começou a funcionar nesta terça-feira (11), na Praça Barão de Santarém, aproveitando a estrutura da Casinha do Papai Noel.
Legenda da foto: Avaliação, notificação e dispensação de medicamentos fazem parte dos serviços ofertados.

"A gente tem uma demanda grande nas outras duas unidades, então para desafogar as unidades 24 horas da Nova República e Santarenzinho, e também para facilitar o atendimento ao usuário que está mais próximo do Centro, estamos abrindo essa terceira unidade de síndromas gripais, com médicos, enfermeiros, técnicos, toda uma equipe acolhedora. Aqui nós temos medicações caso seja necessário fazer a dispensação ao paciente e testes de Covid", informou a secretária de Saúde, Vânia Portela.

A unidade vai funcionar de segunda à sexta de 8h às 17h. Para ter acesso aos serviços, pessoas com sintomas gripais devem comparecer ao local com documento de identificação e cartão SUS.
Legenda da foto: Avaliação, notificação e dispensação de medicamentos fazem parte dos serviços ofertados.

Logo nas primeiras horas de funcionamento na manhã desta terça, ao menos 15 pessoas já passavam pela triagem com a equipe de enfermagem.
Pacientes com sintomas gripais buscaram atendimento nas primeiras horas de funcionamento da nova unidade — Foto: Alcindo Lima/Rádio 94 FM

Para os pacientes que trabalham e estão apresentando sintomas gripais estão expedidos atestados médicos para afastamento do trabalho pelo período inicial de 7 dias, como forma preventiva para que não haja disseminação do vírus. Ao fim desse prazo é realizado exame e se for negativo para Covid e houver melhora do quadro do paciente, ele é liberado para voltar ao trabalho. Do contrário, o atestado é estendido para 14 dias.

Especialistas recomendam que mesmo sendo apenas um quadro gripal, os cuidados e protocolos de higiene devem ser mantidos, como uso de máscara de proteção facial, higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel, e distanciamento social.

Influenza e Covid: diferença nos sintomas

Influenza


A gripe, como é chamada a infecção pelo vírus Influenza, apresenta sintomas agudos logo nos primeiros dias da doença.

Febre alta;

Calafrios;

Dores musculares;

Tosse;

Dor de garganta;

Intenso mal-estar;

Perda de apetite;

Coriza;

Congestão nasal (nariz entupido);

Irritação nos olhos;

Covid

Já nos casos de Covid-19, a doença começa a evoluir a partir do 7° dia, podendo ou não levar a um quadro de insuficiência respiratória.

De acordo com pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, os sintomas da ômicron são "diferentes" das cepas anteriores do coronavírus e incluem:

Dor de garganta;
Dor no corpo, principalmente na região da lombar;
Congestão nasal (nariz entupido);
Problemas estomacais e diarreia.

No Brasil, as variantes delta e gama ainda são predominantes. Seus sintomas podem incluir:

Perda de olfato e paladar;

Dor no corpo;

Dor de cabeça;

Fadiga muscular;

Febre;

Tosse.

Os sintomas, contudo, não se manifestam da mesma forma em todas as faixas etárias.

Fonte G1 Santarém 

0 Comentários