Prefeitura entrega mais de 3.800 brinquedos para crianças e adolescentes em Santarém

Três instituições, que trabalham com crianças e adolescentes, receberam os brinquedos.
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca), dando continuidade ao fortalecimento da política da infância através do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, vem realizando repasse de recursos em termos de fomento para instituições não governamentais.

De acordo com a vice-presidente do Comdca, Roselene Andrade, o conselho abriu edital para que instituições pudessem inscrever seus projetos e ter acesso a destinação de recursos para o custeio de brinquedos. Através de termo de fomento, três instituições foram habilitadas no edital, a Associação Santarena de Estudos e Aproveitamento dos Recursos da Amazônia (Seara), Mão Cooperadora e a Associação Pais Amigos Excepcionais de Santarém (Apae), que foram contempladas com 3.873 brinquedos, sendo para cada instituição 1.291.

“O próprio Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), traz o artigo fortalecendo o que está na constituição sobre o direito de brincar que é primordial no desenvolvimento integral, cognitivo, social, emocional de crianças e adolescentes, então pensando nesse processo de fortalecimento, esse ano o Comdca, entrou com a destinação de recursos para a aquisição de brinquedos. Esse ano essas instituições Seara, Apae e Mão Cooperadora adotaram um diferencial no seu processo, além de atender as famílias vinculadas diretamente, elas também vão atender crianças e adolescentes que estão na sua área de abrangência de atuação, assim atender suas demandas e fazer um natal diferente para essas crianças e adolescentes.” esclareceu Roselene.

A vice-presidente lembrou ainda que o Comdca vem realizando repasses de recurso financeiro para instituições que trabalham com crianças e adolescentes, como no enfrentamento a pandemia com recursos para que elas pudessem fazer aquisições de cestas de alimentos para atender as crianças no momento que que houve a paralisação das atividades e essas crianças ficaram em situação elevada de insegurança alimentar.
Legenda da foto: Mais de 3.800 brinquedos foram entregues.

A instituição Mão Cooperadora beneficiou crianças e adolescentes do Projeto Transformar Vidas, no bairro do Uruará; a Seara distribuiu os brinquedos a Associação Irmã Dulce dos Pobres, no bairro Area Verde; e a Apae o projeto da Polícia Militar PMZito.

A Mão Cooperadora reconheceu e agradeceu o relevante trabalho realizado pela Semtras em parceria com o Comdca. “Essa parceria possibilitou nessa época Natalina levar as crianças atendidas pela entidade e da comunidade em geral a alegria de receber um presente e poder sorrir e brincar. Externamos nossa gratidão, em nos possibilitar fazer parte dessa corrente do bem, que estende a cuidado e proteção as crianças e adolescentes.”, observou o Pr. Cezar Ricardo da Mão Cooperadora.

A Presidente da Apae, Jacirene Façanha, contou que escolheu beneficiar as crianças e adolescentes do Programa PMZito da Polícia Militar. “Mais uma satisfação a Apae estar aqui para receber mais um projeto que foi aprovado dessa parceria que nós temos com a Semtras e o Comdca, e que nos disponibiliza nesse momento brinquedos para que a gente possa não só estar assistindo as crianças da Apae, e também proporcionando essa possiblidade de ter esses brinquedos com as crianças que eles trabalham.”, contou Jacirene.
Legenda da foto: Essa foi uma parceria da Prefeitura de Santarém, por meio da Semtras e do Comdca, através do repasse de recursos em termos de fomento para instituições não governamentais.

O Subtenente Clodaldo da Polícia Militar, contou que atualmente o projeto está com o polo do 3º BPM aberto, atendendo 100 crianças e avalia ter sido escolhido para receber os brinquedos. “Parceria importante com a Apae, o conselho e a Prefeitura, para o Programa PMZito. Nós sabemos da importância que se tem nesse momento de ser ter essa parte da assistência onde se vem cobrir uma demanda que as vezes não é encontrada pela família, esses presentes são de suma importância para que as crianças possam lembrar da sua própria infância.”, disse o subtenente.

“É uma grande satisfação ter essa parceria, a gente sabe que o natal é o sonho de criança, qual criança que não quer receber de um brinquedo? Então, por meio de parceiros num sentimento de solidariedade no espirito natalino vivemos esse momento e que possamos sempre estar juntos nessa caminhada.”, destacou Adalgisa Lima Presidente da Seara.

Val de Castro Pereira representante da associação Irmã Dulce dos Pobres falou da alegria em receber os brinquedos via Seara. “É uma alegria, satisfação de poder dar alegria para as crianças, muito bom e a associação agradece em poder entregar esses brinquedos.”, contou Val.
Legenda da foto: Brinquedos entregues a Seara, que beneficiaram crianças do Projeto Ir. Dulce dos Pobres.

Na véspera de natal, a secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito, acompanhou a entrega na Seara para a associação Irmã Dulce dos Pobres.

“Estamos imensamente felizes hoje aqui com todos os representantes, avançando essa parceria com o Comdca nessa entrega de brinquedos, graças a Deus sempre avançando, enfrentando os desafios, é a primeira vez que a gente realiza esse momento de entregas de brinquedos via Conselho, esse ano tudo tem um gosto diferente, as ações da pandemia avançamos, fizemos a casinha do Papai Noel, realizamos a entrega de brinquedos no Parque da Cidade e agora estamos trazendo um pouco mais de leveza nesse ano com um pouco mais de esperança e entregando esses brinquedos para essas instituições que realizam trabalho tão bonito de acolhimento cidadania para crianças e adolescentes. A gente precisa cuidar do agora para que nossas crianças tenham futuro.”, avaliou Celsa Brito.

Portal do Carpê com informações Agência Santarém 

0 Comentários