Emoção e alegria marcam entrega da reforma do Centro de Convivência do Idoso em Santarém

Agora o espaço conta com uma piscina, potencializando as atividades já realizadas no local.
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), entregou na tarde desta sexta-feira (17), a reforma do Centro de Convivência do Idoso (CCI).
Legenda da foto: Os idosos abriram a cerimônia com muito carimbó.

A solenidade contou com a presença do prefeito Nélio Aguiar, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito, coordenadora do CCI Lívia Mileo, Presidente da Câmara Ronan Liberal Junior e seu pai Ronan Liberal, Secretário Regional de Governo Henderson Pinto e o Secretário de Esporte e Lazer Esequiel Aquino, os vereadores Erasmo Maia e Alexandre Maduro, Gerente de Pessoa Física do banco Santander Wiliana Bentes, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa Glaucya Fiori, bem como os familiares dos homenageados.
Legenda da foto: A entrega do novo espaço foi realizada na tarde desta sexta-feira, 17.

A obra é fruto de parceria com o Branco Santander, através do programa Amigo de Valor e do projeto Parceiro do Idoso. A reforma foi orçada em R$ 695.677,29 (Seiscentos e noventa e cinco mil, seiscentos e setenta e sete reais e vinte e nove centavos).

O prédio existente não estava atendendo as necessidades das atividades, por isso foram realizadas modificações nos banheiros, ampliação do depósito e área de serviço. Reforma no telhado, forro, pintura, recuperação do muro e a instalação da tão sonhada piscina de fibra com cobertura para atividades dos usuários.

Durante a solenidade, o salão ganhou o nome de Dr. Dulfe Marinho de Azevedo, que foi incansável na luta pelos direitos da pessoa idosa de Santarém e muito contribuiu para a efetivação das políticas públicas voltadas para os idosos. E a piscina ganhou o nome de Sérgio Afonso de Oliveira, um idoso, usuário do CCI, muito atuante e incentivador dos demais colegas.

A usuária do serviço Paulina dos Santos Amaral, falou da felicidade e expectativa para a volta dos serviços. "Um pouco ansiosa. Em nome de Jesus o retorno das atividades logo vai acontecer.", disse a idosa.
Legenda da foto: Ninguém quis perder tempo para aproveitar a tão sonhada piscina.

A gerente do banco Santander Paula Suellen Aguiar, esclareceu que programa incentiva pessoas físicas e empresas a direcionem recursos do seu imposto de renda à fundos municipais dos direitos das crianças, adolescentes e idosos, transformando a vida de milhares de pessoas.

"Aqui em Santarém, mais um projeto foi lindamente concluído. E para nós é uma alegria fazer parte da história do CCI. Promover o bem para nossa sociedade é tão importante quanto fazer as pessoas prosperarem através de um crédito consciente.", contou a gerente.

Ainda estamos em atividades remotas e esperamos para o próximo ano estarmos realizando nossas atividades presenciais”, disse Lívia Mileo coordenadora do CCI.

Emocionada, a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito, destacou a realização desse sonho antigo dos idosos que compreendia a ampliação do espaço e a tão esperada piscina.

"A gente conseguiu, através de parceria muito importante público privada com o banco Santander, que aprovou o projeto da Semtras com recursos para a obra. A felicidade é muito grande, gratidão no peito em estar entregando essa reforma para nossos idosos de Santarém e iniciando os planejamentos para a utilização do espaço. Que eles possam viver esse momento tão especial que é a terceira idade.", destacou Celsa.

"Materializando o compromisso nosso do plano de governo, estamos muito felizes em realizar esse sonho dos nossos idosos, a quem temos muito respeito e consideração e merecem todo nosso carinho.”, contou o Prefeito Nélio Aguiar.

Sobre o Programa Municipal:

O Programa Municipal de Atendimento ao Idoso foi implantado em Santarém no ano de 1982, com a finalidade de combater o asilamento e promover a permanência do idoso em seu grupo familiar, permitindo-lhe ser um cidadão ativo e participativo na sociedade, tendo como base um trabalho comunitário de caráter promocional e assistencial.

O Programa de Atendimento ao Idoso foi reformulado para Centro de Convivência do Idoso (CCI), hoje mantido pela Prefeitura Municipal de Santarém, em convênio com o Ministério da Cidadania, e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras).

O CCI é um espaço de convivência que atende idosos em necessidades físicas, sociais e mentais, objetivando o resgate da cidadania, a inserção na sociedade e implantando estratégias que tragam melhoria na qualidade de vida dos idosos.

Para participar a pessoa idosa deve procurar o CCI e preencher uma ficha de cadastro e ter idade acima de 60 anos. Atualmente, são atendidos 386 idosos de vários bairros de Santarém.

Portal do Carpê com informações Agência Santarém 

0 Comentários