Ano letivo da rede municipal de ensino encerra nesta sexta-feira, 17

As atividades escolares iniciaram em 15 de fevereiro desse ano
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) confirma para esta sexta-feira (17), o encerramento do ano letivo 2021 nas escolas de Rede Municipal de Ensino de Santarém. As atividades escolares tiveram início no dia 15 de fevereiro.

Devido a pandemia ocasionada pela covid-19 a Semed iniciou o ano letivo no modo não presencial, no chamado ensino remoto e, em agosto, de forma gradativa migrou para o ensino híbrido, cumprindo assim os 200 dias letivos estabelecidos.

A secretária de Educação Maria José Maia da Silva disse que foi um ano complexo em que os professores tiveram que se reinventar para dar o melhor suporte e assim atender os mais de 60 mil alunos da rede municipal.

“Infelizmente, não foi possível trabalhar de forma presencial no primeiro semestre, só iniciamos com a presença de nossos alunos, em parte, no dia 9 de agosto, pois algumas famílias optaram por ainda deixar seus filhos em casa. Mas ainda os que continuaram de forma remota foram atendidos por nossos profissionais. Esse é o momento de agradecer, primeiramente a Deus por todo o trabalho desenvolvido ao longo deste ano, por todos os momentos que passamos e que tivemos que nos desafiar pra poder chegar com a educação no seio das famílias e na mente dos nossos alunos”, disse a gestora da Seme.

Ainda segundo a secretária, infelizmente não foi possível alcançar 100% do aprendizado esperado, mas o empenho dos profissionais fez o ano letivo encerrar com sucesso.

“Quero agradecer a todos os profissionais da educação, desde o diretor da escola até o servidor de apoio no âmbito de todas as 404 Unidades Educacionais que temos tanto do Ensino Fundamental quanto da Educação Infantil, pelo esforço, dedicação e compromisso em fazer o melhor para atender nossos alunos. Esperamos que em 2022 possamos iniciar com todos os nossos alunos se Deus assim nos permitir e a gente possa ter um resultado bem mais satisfatório que o ano de 2021”, concluiu a titular da Semed.

Considerando as implicações da pandemia da covid-19 e tomando como base as Leis, Decretos, Resoluções e Pareceres que regem a educação neste contexto pandêmico nas esferas Nacional, Estadual e Municipal a Assessoria de Assuntos Educacionais da Semed (AAE) em parceria com o Conselho Municipal de Educação (CME) divulgou uma nota técnica aos gestores das escolas municipais definindo diretrizes orientando sobre o encerramento do ano letivo 2021, os processos avaliativos de aprovação e promoção dos estudantes, considerando o continuum curricular 2020-2021-2022 das Unidades Escolares da Rede Pública Municipal de Ensino de Santarém, a fim de garantir o alcance mínimo das metas constitucionais quanto ao aproveitamento e aprendizagem.

Ainda conforme a nota técnica, para assegurar o êxito do processo de reordenamento curricular, a escola com suporte técnico da Semed e auxílio de parceiros intersetoriais (Semtras e Semsa), deverá realizar ação de busca ativa escolar e projetos de intervenções pedagógicas junto a criança e/ou aluno durante os meses de fevereiro a dezembro de 2022, até quando perdurar o período de calamidade pública, para recuperação da aprendizagem e garantia dos direitos e objetivos de aprendizagem.

Sobre o período de matrículas para o ano de 2022, a Semed ainda não tem data definida, o que deve ocorrer entre janeiro e fevereiro do próximo ano.

0 Comentários