Trabalho informal cresce 62% no Pará e fica acima da taxa nacional

A taxa foi a maior registrada em todo país segundo o IBGE
Crédito: Arquivo / Portal Roma News

O Pará registrou o maior indicie de crescimento do trabalho informal do Brasil, no terceiro trimestre deste ano, segundo balanço divulgado nesta terça-feira, 30, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do IBGE, e conforme a pesquisa, dos 17 estados que tiveram taxas de informalidade maiores que a nacional, 16 são do Norte e do Nordeste, e o Pará registrou a maior: 62,2%.

A coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE disse que essas regiões, de maneira geral, têm um percentual grande desse tipo de trabalho. “A informalidade é maior nessas duas regiões. E esse perfil de trabalhador está contribuindo para a recuperação do trabalho local. Parte importante do trabalho nessas duas regiões é atribuída aos trabalhadores informais, que tem nos trabalhadores por conta própria um contingente importante”, concluiu.

A Pnad Continua mostrou que a taxa de desemprego atingiu 12,6% no terceiro trimestre deste ano, o que significa queda de 1,6 ponto percentual na comparação com o segundo trimestre de 2021. O número de pessoas em busca de emprego no país recuou 9,3% e, com isso, chegou a 13,5 milhões. Os ocupados tiveram um crescimento de 4%, alcançando 93 milhões de pessoas.

Entre os 93 milhões de pessoas ocupadas no Brasil, após a alta de 4,0% no terceiro trimestre, 66,4% de empregados, 4,1% de empregadores, 2,1% de trabalhadores familiares auxiliares e 27,4% de pessoas que trabalhavam por conta própria.

Fonte: Agência Brasil.

0 Comentários