Santarém festeja sua padroeira com fé e devoção no 103º Círio de Nossa Senhora da Conceição

Pelo 2º ano a procissão foi realizada em forma de condução de imagem. Percurso teve apoio na saúde, trânsito e limpeza em frentes coordenadas pela Prefeitura.
Os católicos acordaram mais cedo neste domingo, 28, para homenagear a padroeira da Arquidiocese de Santarém no 103º Círio de Nossa Senhora da Conceição. Com o tema “Maria, mãe de Jesus, esposa de José”, o calor humano foi substituído pelo fervor da fé e devoção dos fieis. Pelo segundo ano consecutivo, por ocasião da pandemia da covid-19, a tradicional procissão foi realizada na forma de condução de imagem.

O formato foi adaptado para evitar aglomerações e prevenir a contaminação. Em frente às casas, os devotos louvaram e consagraram a mãezinha dos filhos de Santarém. Maria Rosângela ornamentou a sua casa para agradecer pelas graças alcançadas e pedir por proteção. “Enfeitei minha casa bem cedo. É uma alegria imensa ver ela passar. Fico emocionada com um enorme sentimento de gratidão a minha mãe que concedeu uma grande graça na minha saúde.”
Prefeitura de Santarém presente no Círio

Para garantir a beleza da maior manifestação religiosa do interior do Pará, a Prefeitura de Santarém deu apoio na saúde, trânsito e limpeza durante todo o percurso.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), reforçou a equipe e acompanhou todo o percurso com uma viatura e a motolância. Além disso, por determinação do prefeito Nélio Aguiar, estará atuando com uma ambulância em todas as noites do arraial que inicia hoje, 28, e vai até o dia 8 de dezembro, na Praça da Matriz.

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) realizou o planejamento de rotas alternativas para as diversas linhas de ônibus e deu apoio no ordenamento do trânsito com viaturas e agentes.
A Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb) preparou todo o percurso antes do translado e operou com carros coletores e agentes de limpeza pública após a condução para garantir a higienização das ruas e evitar transtornos.

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, acompanhou o Círio junto com a família pelas transmissão ao vivo e destacou a fé do povo santareno. “O Círio de Nossa Senhora da Conceição é um momento de reflexão, fé e devoção. Um momento sagrado para os santarenos. Neste ano, celebramos o tema “Maria, mãe de Jesus e esposa de José. O tema nos leva a fazer uma reflexão sobre família. Família é cuidar, é zelar. É saúde, é proteção da vida. É esse amor natural que nos dá força para vencer e superar tudo. Por isso, vamos mais uma vez proclamar à Virgem Maria e pedir mais uma vez: Rogai por nós, mãezinha querida! Feliz Círio 2021 a todos os santarenos!”, disse o gestor.

As festividades de Nossa Senhora da Conceição prosseguem com diversos atos religiosos até o dia 8 de dezembro quando ocorrerá o tradicional espetáculo pirotécnico às 00h.

Portal do Carpê com informações Agência Santarém 

0 Comentários