IFPA tem inscrições abertas para 6 mil vagas em cursos técnicos e de graduação no Pará

São 2.940 oportunidades em cursos técnicos integrados, 1.485 em técnicos subsequentes e 1.588 em graduação em 17 campi. Inscrições vão até 12 de novembro e não há taxa de inscrição.
IFPA tem inscrições abertas para 6 mil vagas em cursos técnicos e de graduação no Pará-Foto: Ascom IFPA/Divulgação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). está com inscrições abertas até 12 de novembro para 6.013 vagas do ano letivo de 2022.

Não há cobrança de taxa de inscrição e nem provas.

São 2.940 vagas em cursos técnicos integrados, 1.485 em cursos técnicos subsequentes e 1.588 em cursos superiores de graduação.

Os cursos serão ofertados em 17 campi: Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Avançado Vigia, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Conceição do Araguaia, Itaituba, Marabá Industrial, Marabá Rural, Óbidos, Paragominas, Parauapebas Santarém e Tucuruí.

As inscrição até 12 de novembro devem ser feitas exclusivamente pelo site do processo seletivo. Na página, também é possível consultar todas informações referentes à inscrição, seleção, resultado e habilitação de matrícula e alterações no edital.

Seleção

O Processo Seletivo Unificado (PSU) 2022 é composto por três fases. A primeira é classificatória e consiste nas inscrições e classificação dos candidatos.

A segunda fase é eliminatória e consiste na realização de procedimento de heteroidentificação dos candidatos autodeclarados pretos ou pardos.

Já na terceira fase, é analisada a documentação para habilitação de matrícula dos candidatos aprovados na fase 1 para não autodeclarados pretos ou pardos, e na fase 1 e 2 para autodeclarados pretos ou pardos.

Cursos técnicos

Os cursos técnicos integrados são cursos regulares com duração de até quatro anos, realizados simultaneamente ao ensino médio e voltados para estudantes concluintes do ensino fundamental ou ensino equivalente.

Para o PSU, a seleção é pelo desempenho escolar, tendo como base as notas/conceitos obtidas no 6°, 7° e 8° anos, nas disciplinas de língua portuguesa ou português, matemática, ciências, história e geografia.

Os cursos técnicos subsequentes são regulares com duração de até dois anos, para estudantes que concluíram o ensino médio ou ensino equivalente.

A seleção também é por desempenho escolar, portanto, no ato da inscrição, além da documentação exigida em edital, o candidato deve apresentar um documento escolar contendo as notas/conceitos de aprovação nas disciplinas de língua portuguesa ou português e matemática obtidas no 1º e 2º anos do ensino médio.

Graduação

Os campi Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Conceição do Araguaia, Castanhal, Itaituba, Marabá Industrial, Paragominas, Parauapebas, Santarém e Tucuruí também estão selecionando alunos para os cursos de graduação em graus de bacharelado, licenciatura ou tecnologia.

A seleção do candidato será pelo desempenho escolar, com base nas notas obtidas no 1°, 2° anos do ensino médio ou equivalente, nas disciplinas língua portuguesa ou equivalente, matemática, geografia, história, biologia, física e química ou equivalentes.

Fonte G1 Pará

0 Comentários