Escritora santarena Monique Malcher é vencedora do Prêmio Jabuti 2021 na categoria contos

Vencedores da premiação foram anunciados na quinta-feira (25). Monique Malcher que começou a escrever aos 10 anos de idade.
Monique Malcher, de Santarém-PA, venceu o Prêmio Jabuti 2021 categoria Contos — Foto: Arquivo pessoal

É de Santarém, a vencedora do Prêmio Jabuti 2021 na categoria Contos. Monique Malcher foi premiada pelo livro "Flor de Gume", que traz temas como alienação parental, violência doméstica e abuso sexual. A obra reúne 37 contos com narrativas de histórias de mulheres como mãe e avós de Monique, assim como de outras mulheres com quem ela cruzou em sua vivência no jornalismo, entre elas, algumas vítimas de violência doméstica.



Confira aqui o resultado do Prêmio Jabuti 2021

E foi por meio de suas redes sociais, que Monique Malcher expressou a alegria de ver seu trabalho reconhecido após ter enfrentado tantas dificuldades e até preconceito por ser do Norte.

"(....) Antes do meu nome ser retirado daquele envelope roxo ontem… ouvia a voz de Elza Soares enquanto chorava agarrada ao meu livro. Eu vou escrever até o fim, cantava na licença poética. Nunca senti o que fisicamente se inscreveu. Minha pele repuxava de meu rosto, como se o osso fosse ser minha nova casa, e muitas vezes foi. Meu rio foi o tutano das coisas, as margens. Só que estive sempre desgarrada no meião das águas, onde muitos não querem estar, onde o afogamento e o banco de areia mandam. Meus pés de aceroleira me levaram de cada dor que me rasgou até esse desmaio que me trouxe de volta para um mundo em que meu nome é retirado do envelope roxo", disse.

Ainda com os olhos cheios d'água, a autora de Flor de Gume, disse que vai continuar escrevendo até o fim, porque está de passagem, mas a palavra é eterna.

"No dia 25 de novembro de 2021 Monique Malcher neta de mulheres ribeirinhas, artistas, cabanas, indígenas do interior do oeste paraense, de uma cidade chamada Santarém, filha de professora… ganhou um dos maiores prêmios da literatura brasileira. E isso ninguém vai apagar", enfatizou.

Monique Malcher que começou a escrever aos 10 anos de idade, é a segunda mulher paraense a concorrer ao prêmio Jabuti na categoria contos. A primeira foi Olga Savary, que ganhou a honraria em 1971 e morreu após complicações da Covid-19 em 2020. A autora é só gratidão por todos que sempre a incentivaram a não desistir, em especial, sua mãe.

"Obrigada mãe por me dizer que escrever ia me tirar de qualquer inferno. E eu acredito ainda nisso enquanto sinto essa lágrima pesada cair de meu rosto, a argamassa da felicidade", escreveu Monique Malcher.

Fonte G1 Santarém 

0 Comentários