Corrida Rosa conscientiza sobre a prevenção ao câncer de mama e estimula prática de atividade física em Mojuí dos Campos

A prova teve 300 inscritos e foi realizada na manhã deste domingo (31). A ideia foi chamar a atenção para os benefícios que a atividade física assume na prevenção do câncer.
Largada da I Corrida Correndo Contra o Câncer de Mama em Mojuí dos Campos, no Pará. (Foto: Silvágner Grigório/Ascom/PMMC)

Mais de 300 pessoas participaram da I Corrida "Correndo Contra o Câncer de Mama" realizada na manhã deste domingo (31) em Mojuí dos Campos. O evento encerrou a programação do Outubro Rosa, desenvolvida no município pela Prefeitura de Mojuí dos campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com o objetivo de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

CLIQUE NO LINK ABAIXO E VEJA O RESULTADO

A prova teve 300 inscritos e um percurso de 6 km. A ideia foi chamar a atenção da sociedade em relação aos benefícios que o exercício físico assume na prevenção e tratamento do câncer de mama e de outras doenças. Corredores profissionais e amadores do Pará e Amapá tomaram as ruas do município, dando um show de conscientização e abraçando a campanha: Mojuí dos Campos, Santarém, Itaituba, Óbidos, Uruará, Rurópolis, e Macapá.

Os participantes começaram a chegar bem cedo para sessões de alongamento e aquecimento. A concentração foi na Praça da Prefeitura, no Centro, de onde houve a largada pouco depois das 7h. Os corredores saíram pelo percurso, passando pelo Centro, bairro Esperança até o bairro Vila Nova e retornando até a linha de chegada. Todos os atletas ganharam medalha de participação e os primeiros colocados ganharam premiação em dinheiro, troféu e medalha.

Na categoria geral feminina, o primeiro lugar foi para Adriana Farias, 27 anos, de Macapá. A corredora profissional concluiu o percurso em 24 minutos. "O sentimento é de gratidão, só de está aqui nessa cidade, graças a Deus fui privilegiada de novo com mais uma vitória, só tenho a agradecer essa cidade maravilhosa que sempre está fazendo eventos para incentivar os atletas. E não vamos esquecer da prevenção ao câncer. Meninas, mulheres, vamos lá", falou.

Já na categoria geral masculina, o primeiro lugar foi para José Maria Arruda, 40 anos, de Macapá. O corredor profissional concluiu o percurso em 19 minutos. "É uma alegria, sabendo que Mojuí dos Campos já agora divulga bastante os eventos de corrida de rua, isso é muito importante, não deixando de lembrar que é um incentivo a nós, homens e mulheres buscarmos nossos recursos de prevenção e tratamento de doenças. A gente precisa se cuidar", falou.

Já na categoria geral masculina, o primeiro lugar foi para José Maria Arruda, 40 anos, de Macapá. O corredor profissional concluiu o percurso em 19 minutos. "É uma alegria, sabendo que Mojuí dos Campos já agora divulga bastante os eventos de corrida de rua, isso é muito importante, não deixando de lembrar que é um incentivo a nós, homens e mulheres buscarmos nossos recursos de prevenção e tratamento de doenças. A gente precisa se cuidar", falou.

Para o secretário municipal de saúde, Glayton Rodrigues, a saúde é um direito de todos e a prática de esportes é essencial para a prevenção de doenças. "Estamos fechando com chave de ouro a nossa programação, onde tivemos várias ações pelo município. Sabemos da importância e os benefícios dos exercícios físicos no combate ao câncer e outras doenças e nada mais justo do que estimular essa atividade e promover essa conscientização", disse.

Para o prefeito Marco Antônio Lima, um dos compromissos do governo é promover saúde para a melhoria da qualidade de vida da população. "A saúde da nossa população é muito importante, e as ações de prevenção ajudam a salvar vidas. Eu parabenizo os participantes da corrida, nossos servidores da saúde pelo trabalho incansável, por serem essenciais no atendimento ao público. A corrida foi muito bonita, mobilizou muita gente, parabéns", destacou.

Com o tema geral "Dê a você um toque de cuidado", a campanha do Outubro Rosa em Mojuí dos Campos foi desenvolvida na cidade e no interior, com uma força tarefa que reuniu dezenas de profissionais de saúde. A programação incluiu mutirão de saúde com consultas médicas e agendamento para exame de mamografias, palestras educativas e preventivas, rodas de conversa em postos de saúde, corrida e caminhada contra o câncer e orientações.

LinksCLIQUE AQUI E CONFIRA O RESULTADO

Por Adonias Silva Ascom PMC

0 Comentários