Alcoa apoia saúde de Juruti com doação de medicamentos

Logística de entregas foi definida pela gestão municipal para atender tanto as UBSs da zona urbana, quanto da zona rural
Os medicamentos serão encaminhados à Farmácia Central do município

Uma parceria entre Alcoa e Prefeitura de Juruti, garante o atendimento ao protocolo contra a Covid-19 e outros tipos de patologias, por meio de 1.084 unidades de medicamentos doados pela empresa à Secretaria de Saúde. A logística de entregas foi definida pela gestão municipal para atender tanto as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana, quanto da zona rural.

Os medicamentos serão encaminhados à Farmácia Central do município, conforme explica a Chefe da Divisão de Atenção Básica, enfermeira Alynne Coutinho. “Com essas medicações, vamos produzir os Kits Covid-19, para em seguida distribui-los para as unidades de saúde da cidade e de 15 em 15 dias para o interior”.

O secretário de Saúde de Juruti, enfermeiro Adaías Batista, lembrou que mesmo com a vacinação contra a Covid-19 adiantada no município, os medicamentos reforçam as ações da gestão contra a pandemia e garantem atendimento em relação a outras patologias. “Essa doação da Alcoa é de extrema importância, pois reforça nossas ações diante da pandemia e, também, contra outras patologias do dia a dia. Eles serão usados na Atenção Básica e no Hospital Municipal”, explica.

O gerente geral da Alcoa Juruti, Genesis Costa, lembra que esta ação reforça um dos principais valores da empresa: Cuidar das pessoas. Ele destaca que este tipo de parceria com o Poder Público é importante, pois atende a uma grande parcela da população de Juruti.

Desde o início da pandemia, a empresa, em um esforço conjunto com o Instituto Alcoa e a Alcoa Foundation, investiu o equivalente a R$ 4,6 milhões para o suporte nas ações de prevenção e combate ao novo coronavírus em Juruti.

“Fortalecemos a estrutura de saúde do município com equipamentos médico-hospitalares, EPIs e testes rápidos. No Hospital 9 de Abril, entregamos uma nova ala com 32 leitos, adquirimos equipamentos para a hemodiálise e contratamos médicos intensivistas. Contribuímos com recurso para que o barco-hospital Papa Francisco, pudesse levar atendimentos para 700 comunidades ribeirinhas”, ressalta Genesis.

Logo nos primeiros meses deste ano, durante a segunda onda da Covid-19, a Companhia transportou cilindros de oxigênio aos municípios da Calha Norte, através de parceria com o Governo do Pará; em seguida, adquiriu uma usina de oxigênio, interligada ao Hospital 9 de Abril, que contribuiu para estabilizar o consumo de cilindros.

“Apoiamos, também, a logística da vacinação, com a doação de um automóvel e uma lancha para tornar mais célere este processo, principalmente na zona rural e hoje doamos medicamentos para abastecer as unidades de saúde na cidade e no interior. As ações da Alcoa reforçam o que temos de mais importante: nossas pessoas”, finaliza o gerente-geral da Alcoa Juruti.

Portal do Carpê Com informações e foto da Ascom/Alcoa 

0 Comentários