Santarém celebra dia do dentista com investimentos e avanços na saúde bucal

Em 2 anos, número de equipes financiadas com recursos federal mais que dobrou
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), celebra o Dia do Dentista, comemorado nesta segunda-feira (25), com investimentos na saúde bucal. Entre os avanços, podemos citar o aumento do recebimento e aplicação de recursos em todo o município.

Em apenas 2 anos, o número de equipes de saúde bucal financiadas com recursos do Governo Federal mais que dobrou. Atualmente, são mais de R$88 mil reais investidos através do Ministério da Saúde.

Em 2019, eram apenas 12 equipes, compostas pelo odontólogo e o técnico em saúde bucal, credenciadas para o recebimento do custeio mensal. Já este ano, 28 das 33 equipes em atividade no município são remuneradas através das verbas recebidas.

Esta ampliação ajuda nos investimentos e custeios dos serviços de promoção, prevenção e restabelecimento da saúde bucal, a nível da atenção básica, que constitui a principal porta de acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) em Santarém.

Dentro deste plano estratégico de atuação, que prioriza o aumento da arrecadação de recursos federais para serem investidos na saúde bucal da população santarena, o objetivo é equilibrar a participação dos entes envolvidos, de acordo com capacidade e autonomia de cada um, priorizando uma ação focada no desenvolvimento dos projetos habilitatórios junto ao Ministério da Saúde, e para isso, a meta é que obter 100% das equipes de saúde bucal do município recebendo o financiamento do governo federal.

O aumento da cobertura de serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) nos municípios é uma meta prevista no Plano Municipal ou Distrital de Saúde e também uma das intenções inscritas na Programação Anual de Saúde, aprovada pelos conselhos municipais e do Distrito Federal. Com base nessas referências, gestores municipais e distrital precisam estar atentos às necessidades de saúde da população na hora de decidir sobre equipes de saúde ou implementação de serviços da APS.

Legenda da foto: Atendimentos sendo realizados por meio do consultório odontológico portátil, permitindo atendimentos odontológicos em comunidades distantes.

“Um avanço muito significativo da gestão atual, antes de 2019 não recebíamos esse custeio e o serviço dependia em quase sua totalidade do recurso do tesouro municipal para sua manutenção e continuidade. Neste sentido, estamos avançando, pois ampliar a captação de recursos é um verdadeiro desafio para todos prefeitos e secretários de saúde do Brasil, haja vista a complexidade e burocracia impostas pela legislação atual. Essa é uma conquista em conjunto, visando o fortalecimento e melhora da assistência oferecida ao usuário do SUS, mediante uma gestão municipal compromissada com os resultados e avanços na saúde, ressalta Jeymenson Coelho, coordenador do programa de Saúde Bucal da Semsa.

Dia do Dentista

A data homenageia o profissional responsável pela saúde dos dentes e que, entre outras coisas, tem como função combater doenças, fazer remoções, restaurações, cirurgias e limpezas dentárias.

Por tudo isso, em 25 de outubro também é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal, dia que recorda a criação do curso de Odontologia no país, através do Decreto nº 9.311, de 25 de outubro de 1884, o qual criou os primeiros cursos de graduação em Odontologia no Brasil, nos estados da Bahia e Rio de Janeiro.

Portal do Carpê com informações Agência Santarém

0 Comentários